Há algum tempo já se afirmava que o Estádio Centenário sediaria a final da Copa Libertadores 2021 em novembro e nesta quinta-feira isso foi confirmado. Porém, não é a única boa notícia para Montevidéu, já que a Conmebol também decidiu sediar a partida decisiva da Copa Sul-Americana. O Beira-Rio - que disputava um lugar na grande final - ficou de fora das decisões de 2021 e 2022.
O congresso da Conmebol reuniu-se nesta quinta-feira e a decisão das sedes da final continental esteve na ordem do dia, selando os locais para as finais da Copa Libertadores e Sul-Americana. Por que Montevidéu foi escolhido para os dois torneios?
A AUF (Federação Uruguaia) fez uma apresentação sobre a conveniência de ambas as partes em ser disputada no país vizinho, uma posição que foi apoiada pelo Presidente Alejandro Domínguez, já que o local permitirá a geração de um corredor de saúde e de uma bolha única, mas também pelas taxas de vacinação, a capital Oriental leva vantagem.
Por isso, foi aprovada sua proposta de que tanto a Libertadores quanto a Sulamericana se definissem na capital uruguaia e a ideia é que haja público em ambas, embora posteriormente se defina qual será a capacidade permitida.
“A boa situação de saúde projetada para novembro no Uruguai, país que planeja vacinar um alto percentual de sua população em julho, foi decisiva para a decisão em um ano excepcional condicionado pela pandemia”, disse a Conmebol em seu comunicado oficial.
No mesmo documento indica: “Montevidéu, uma cidade cheia de história e paixão pelo futebol, se tornará a capital do esporte mundial ao receber as únicas finais da Conmebol Sul-americana e da Conmebol Libertadores em seu estádio Centenário, no sábado, 6 e no sábado, 20 de novembro, respectivamente. "
2022
A Conmebol também passou a definir o local das finais da temporada 2022 e nesse sentido a Copa Libertadores terá sua partida decisiva no estádio Monumental de Guayaquil (Equador), enquanto a Copa Sul-Americana será no estádio Mané Garrincha, em Brasília.