Com uma longa trajetória no futebol europeu, Fernando revelou, em entrevista ao portal Gaúcha ZH, que Roger surpreendeu-o em sua passagem pelo Inter. Mesmo com experiência em grandes clubes como Manchester City, Porto e Sevilha, ele elogiou o treinador:
"Não importa a idade, sempre tem algo para aprender. Roger me surpreendeu, entende muito do jogo, estuda bastante, está sempre buscando melhorar, vê o adversário, isso é muito importante. Facilita o jogo e, individualmente, te explica a função em campo. Na Europa, você encontra muito esses treinadores, mas aqui no Brasil, assim, não esperava chegar aqui e ver um cara com tanta inteligência, que entende tanto jogo igual o Roger", destacou., afirmou Fernando.
Em um tom mais leve, o volante também comentou sobre a adaptação ao clima e à cultura gaúcha:
"Rapaz, estou gostando muito. As primeiras impressões foram maravilhosas. A comida, o churrasco, gostei bastante. Ainda estamos naquela fase de adaptação, mas estou gostando. O clima é um pouquinho diferente de tudo que já vivi, às vezes tá 33ºC, de repente baixa pra 20ºC. Fiquei doente aí nessa sequência, não joguei contra o Juventude, mas tudo bem. O povo é bem simpático, acolhedor. É lugar pra ficar. Tem mais um aninho de contrato, não sei o que vai acontecer, mas estou contente", concluiu.