Texto por Colaborador: Redação 18/12/2025 - 18:29

O Internacional oficializou nesta quinta-feira (18) Abel Braga como diretor técnico para a temporada 2026. Em coletiva de imprensa, o ídolo colorado detalhou como será sua atuação nos bastidores, traçou objetivos para o ano e fez projeções sobre elenco, categorias de base e possíveis movimentações no mercado.

Abel chega com a missão de reconstruir o departamento de futebol após ano conturbado, marcado por eliminações precoces nas copas e luta contra o rebaixamento até a última rodada do Brasileirão. Entre suas primeiras decisões estão a contratação do técnico uruguaio Paulo Pezzolano e o retorno do preparador físico Élio Carravetta. Já o ex-auxiliar técnico Leomir de Souza auxiliará Abel na observação das categorias de base.

Como será a função de Abel nos bastidores

O campeão da Libertadores e do Mundial em 2006 explicou que funcionará como escudo para Pezzolano, resolvendo questões do dia a dia para que o treinador foque no trabalho de campo.

"Eu, na minha função, eu vou tentar ser, fazer, exatamente aquilo que eu gostaria de ter tido como treinador. Alguém que segura as bronquinhas, sabe, aqueles probleminhas bobos que chegam ao treinador diariamente e que tiram um pouco o foco. O foco é o cara se preocupar com treinamento, com escalação, com estratégia, com mental dos jogadores. E não ficar resolvendo esse tipo de probleminha. Tudo que aconteceu no futebol, ou que acontece, ou que venha a acontecer, eu já vivenciei. Então, é usar a minha experiência, porque eu não vou escalar time, eu não vou substituir jogador, nada disso. Vou estar sempre do lado. Serei o cara que os jogadores vão saber que estará sempre com eles e fazendo tudo por eles", detalhou.

Otimismo com Pezzolano e defesa do elenco

Abel demonstrou entusiasmo com a chegada do uruguaio e garantiu que o técnico não pode ser demitido: "Nós só podemos perder o Pezzolano para a Seleção Uruguaia. Não podemos cogitar demiti-lo. Peço ao torcedor que entenda que esse é um ano de transição. Não vamos traçar metas. Pezzolano era o perfil que a gente estava procurando. E não podemos perde-lo. Acho que vai ser muito legal, cara. Vai ser muito legal. Acertamos em cheio na vinda do Paulo."

Sobre o início de trabalho sem o técnico presente: "O Pezzolano vai se virar. E nós também. São 30, 20 clubes fazendo a mesma coisa que nós. Vamos nos reapresentar com Sub-20 e o Pablo Fernandez. Farão os primeiros 3 ou 4 jogos do Estadual. Sub-17 vai pra Copinha. Tá tudo armado. Pezzolano chega amanhã e tô doido pra conhecê-lo pessoalmente."

Na avaliação de Abel, o elenco colorado só flertou com o rebaixamento por questões emocionais: "Nós temos entre nós as análises das nossas carências. Pezzolano já sabe porque a nossa equipe teve um momento difícil em 2025. Se no início do ano éramos favoritos ao título, esses caras não desaprenderam. Nosso time não é desastroso."

Bastidores da busca pelo técnico

Abel confirmou que Tite era a primeira opção, mas o ex-treinador da Seleção tinha palavra com o Cruzeiro. "Só não posso te falar a conversa que eu tive com o Tite, óbvio. Mas, quando surgiu o nome, foi um consenso de todo mundo. Mas, o homem Tite, o treinador Tite, o caráter do Tite, ele foi muito claro, muito gentil, é um amigo que eu tenho uma admiração muito grande. Ele sempre me colocou de forma muito clara: 'Olha, eu estou apalavrado com um clube'. Na primeira vez que falamos", explicou Abel.

Principais declarações de Abel

**Objetivos para 2026:**
"Nosso objetivo é igual ao tamanho do clube. Sempre ganhar. Vamos fazer tudo para ter uma relação legal com comissão técnica, torcida e atletas. Novamente digo ao torcedor, esse clube vai ser realmente o Clube do Povo. E para isso vai ter muito sacrifício de todos."

**Categorias de base:**
"Quero que nossa base esteja mais perto. Leomir estará comigo na direção. Ele vai estar próximo em Alvorada. É bom que fique claro: o que mais me preocupa é a situação financeira. Estou feliz de trazer algo de muito positivo de volta."

**Preparação física:**
"O Diego (Pereira) vai ficar. É também uma aposta nossa. E o Élio (Caravetta) vai desempenhar a função dele, normal."

**Sobre Rafael Borré:**
"Borré, pra mim, é um jogador diferenciado. Mas muito! Jogador de seleção. Capacidade de raciocínio incrível. Ele é acima da média em nível técnico. Tomara que o torcedor de uma trégua pra ele e que o técnico goste dele."

**Carbonero confirmado:**
"Já compramos o Carbonero. Já foi avisado ao Racing. Nós temos que pensar grande. Qual clube hoje não negocia seus jovens? Palmeiras vendeu o Estevão. Tem que vender. Pato foi vendido lá atrás. E aí você vai ajeitando. É o caminho natural."

**Sobre possíveis vendas:**
"Todo mundo quer o Vitao. Se a gente colocar o Alan Patrick no mercado, todos vão estar interessados. Indio e Eller foram campeões do mundo e acabaram saindo. Assim é o futebol. Faz parte do ciclo."

**Saída de D'Alessandro:**
"Eu lamentei a saída do D'Ale. Fiquei surpreendido. Ele achou que era o momento. Tentei demove-lo. Tive uma conversa para colocá-lo como técnico também. Ele era importante, um ídolo da torcida e estando junto sempre ajuda."

**Sobre Bernabei:**
"Não vi nenhum lateral fazer o que o Bernabei fez em 2024. Conversei com ele no pós jogo contra o São Paulo e me emocionei. Bernabei será o jogador de 24 em 26. E o Pezzolano já sabe."

**Novo executivo de futebol:**
"Tem um consenso, vamos esperar um pouquinho. [...] O que nós queremos fazer é não errar. Não vamos ter pressa para definir só pra ter, o executivo."

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

105 pessoas já votaram