Minutos após o Clube comunicar, via nota oficial, as saídas de William Thomas e Sandro Orlandelli das respectivas funções de diretor executivo e coordenador técnico, o presidente Alessandro Barcellos concedeu coletiva na sala de imprensa do Beira-Rio, jusitificando as mudanças empreendidas no Departamento de Futebol do Inter, além da permanência do técnico Mano Menezes. A decisão foi recebida com visões divergentes por grande parte da mídia esportiva gaúcha. Confira um compilado com algumas dessas opiniões:
Fábio Giacomelli (@fabiogiacomelli)
"No dia 04/03/22 o Inter fez aquele fiasco com o Globo. No dia seguinte, reunião de sete horas, uma coletiva bizarra dos jogadores e demissão do Paulo Bracks. Um mês e tal depois Medina foi demitido.
Hoje, um ano depois, a história se repete. Depois de uma série de fiascos, time não jogando nada, quem paga a conta das “mudanças” são William Thomas e Orlandelli (e suas saídas eram necessárias). Mas o treinador segue. Vai cair daqui uns dias também. Me parece claro.
Felipe Becker e Mano Menezes continuam é fazer piada com o torcedor. Mais uma vez o Conselho de Gestão do Inter Pode Mais escolheu o elo mais fraco pra dizer que mudou.
Essa mudança no Inter - numa reunião de OITO HORAS - tem tanto efeito quanto usar camisa laranja ou a rosa no treinamento."
Marinho Saldanha (@marinhosaldanha)
"Acerta o Inter na manutenção do Mano. Não tenho argumentos suficientes para me manifestar sobre o trabalho dos profissionais desligados. Mas não tenho dúvida que a permanência do treinador no leme é o melhor para o momento, além de reforçar o elo com direção e elenco."
Michelle Silva (@amichelle_silva)
"Não vejo o Mano Menezes assumindo suas responsabilidades e acho dificílima uma volta por cima. Além disso, o Inter não entendeu que não tem grupo para 3 competições. Logo, não vai priorizar competições e ainda vai demorar a demitir Mano. O custo disso tudo? Pode ser o mais caro.
Gosto da ideia da profissionalização. Mas o Inter não a executa bem. Tantas rupturas assim não é saudável para nenhum clube e muito menos profissional.
Talvez o problema do Inter atual é pensar que profissionalização não demanda gestão, comunicação e também convicção. Quantos profissionais já foram demitidos? É profissional demitir tanto? O Inter comunica isso com a sua torcida? Ou se isola e se limita a dizer que são processos?"
Bruno Soares (@brunosreporter)
"Opinião: Inter acertou em manter Mano Menezes e demitir os profissionais do departamento de futebol."
Leonardo Sonda (@leonardosonda_)
"Por mais que todos esperassem uma saída do Mano, não dá pra condenar a saída de William Thomas, executivo que contratou reservas e jogadores muito questionáveis, e nem a saída de Sandro Orlandelli, que apesar de bom currículo, nunca se mediu qualquer resultado do trabalho
Decisão, de certa forma, corajosa do Pres. Alessandro Barcellos. O mais fácil e confortável era tirar o técnico Mano Menezes. Sobre Mano: já fui mais a favor da saída. As opções de treinadores no mercado são muito ruins. Briga do Inter virou a permanência tranquila na Série A."
Cristiano Munari (@crmunari)
"Barcellos tá tentando convencer de que o Inter vai jogar melhor quinta-feira porque caíram executivo e coordenador hoje e o preparador físico há 11 dias. Ele explica a diferença que vê na situação atual em relação a quando manteve o Medina ano passado: "Estamos tratando de treinadores diferentes, de grandezas diferentes". Curioso é que Mano tava livre quando ele decidiu contratar o Medina. Isso não pesou em janeiro de 2022?
Barcellos e uma frase que aparentemente não vale para o treinador: "No futebol, pagamos muito bem os profissionais para ter resultado. Quando a relação é profissional, você não pode agir de outra forma que não seja cobrando resultados".
Inter enxerga toda essa defasagem na preparação física, demitiu Jean Carlo Lourenço em 11 de maio e ainda não contratou o novo preparador. É uma necessidade de melhora tão importante, mas que pode ser resolvida pelo auxiliar do profissional demitido e tratado como incompetente?"
Vinicius (@viniciusof)
"Aos que acham que o Mano é o 'menor dos culpados', agora é tudo com ele. Claramente a direção do Inter está com vocês. Vamos ver se ele vai fazer valer esse voto de confiança.
Já que ficou o Mano tem que dar umas respostas imediatas:
- Tirar o Keiller do gol.
- O LA do ataque.
- Reformular a defesa pra parar de tomar gol. Se isso implicar em 3 zagueiros, que faça.
Ao clube:
- Contratar um prep. físico
- Um coordenador téc. experiente, como foi o Autuori.
Renato respondeu a um problema (falta de pontas) com uma alternativa. Mano tem que mudar. Não pode se abraçar no time de sempre."