No jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o Inter foi eliminado pelo América-MG, nesta noite de quarta-feira (31/05), nos pênaltis. Após vitória por 3 a 1 no tempo normal, que empatou o placar agregado do confronto, o Colorado perdeu por 5 a 4 nas penalidades. Nico Hernández, Igor Gomes e Pedro Henrique marcaram os gols do Clube do Povo no embate. Após mais uma queda na Copa do Brasil, confira algumas avaliações da mídia especializada:
BALDASSO (YOUTUBE)
"Mais um fiasco pra coleção, mais um fiasco pra coleção do Sr ALessandro Barcellos, mais um fiasco pra coleção da pior gestão da história do SCI. Um fiasco contra o América-MG, um dos piores times deste momento de Brasileiro. Mais um fiasco, e o desenho no jogo de tudo que nós já vimos na temporada e da gestão Barcellos: sempre tem uma cagada dessa gestão que derrubra o Internacional. Vitória-BA, GLobo, Melgar, não fizemos fiasco contra o CSA por detalhes, não se chega a final de Gauchão. Mais uma fiasco, uma vergonha, um desrespeito com toda mobilização dessa torcida, com tudo que se fez pra esse jogo. Torcedor do Internacional não merece o que essa gestão tá fazendo, não merece. Vamos combinar o seguite: a gente acredita porque é o Inter, por favor, me digam: digam pra mim aqui, o que é o time do Internacional? A gente não falou nada durante a partida, mas somos obrigados a dizer pra vocês: olhe o time do Inter que a gente tem que acreditar. Nós temos que acreditar no Jean Dias entrando no 2T, no Estevão, Alemão, Campanharo. Pelo amor de Deus olhem o que é esse time do Internacional, a qualidade desse grupo que essa gestão apresentou. O que que é a qualidade desse grupo apresentado pela gestão.
Essa gestão ela erra tudo de ponta a ponta sempre. O Inter faz 3 a 0 no primeiro tempo na marra, no segundo - e a gente anunciou que seria assim - babando na gravata. O Inter terminou um jogo que terminava por um gol pra se classificar caminhando. O Mano trocou no 2T, botou jogadores piores ainda dos que estavam em campo, porque se ele não renovasse o pulmão o time tomava 3 gols no segundo tempo, dessa preparação física porca, dessa pior direção da história do SCI, que nem a preparação física sabe cuidar. Essa direção não sabe cuidar de nada, jogou no LIXO a autoestima colorada. A gente resiste, lotamos o estádio, faz Ruas de Fogo porque temos amor pelo inter, mas não o Inter do Barcellos, o Inter do Barcellos a gente só acredita porque é o Inter, porque é a lembrança de um Inter que nós temos, porque o Inter do Barcellos não nos deu nada a não ser fiascos, vexames, da pior gestão da história do SCI. De novo, vamos culpar o Mano? eu acho que caiu a ficha de todo mundo né. Eu posso achar que o Mano é responsável por isso? viram o time que ele escalou? viram as trocas? o que ele tinha no banco de reservas pra colocar? o Alemão, Jean Dias e o Estevão...
Vamos culpar o Mano por colocar em campo no 2 tempo um monte de jogador ruim, porque se ele não renova o pulmão do time não tinha mais nada pra fazer, os caras tavam morto em campo, não conseguiam mais jogar. A gestão Barcellos não conseguiu nos dar outra coisa que não fosse vexame até agora. O que que nós vamos dizer para os nossos filhos que nem o meu de 10 anos sobre o SCI? como é que vou fazer nossos filhos acreditar no Inter se eles estão há 3 anos a gestão Barcellos destruir com a autoestima de todo mundo. Tiveram 7 meses pra montar um grupo e demoliram o Internacional. Estão demolindo o Internacional desde que mandaram o Abel embora lá atrás. Contratam errado pra direção executiva, preparação física, contratam errado jogador, eles fazem TUDO errado. É inacreditável a inaptidão e incompetência dessa gestão. Pelo amor de Deus os colorados estão fazendo contagem regressiva pra terminar essa gestão. E eu sempre digo ainda tem coisa. Sabe o que tem ainda? Uma Libertadores e Brasileiro e um Brasileiro que está todo mundo com medo de ser rebaixado. Essa gestão demoliu o Internacional. Nefasto trabalho dessa gestão, a pior da história do clube. Mais um fiasco contra o América-MG cara, porra, contra o Globo, Vitória, Melgar, é só fiasco, não se chega a final de Gauchão. Melancólica gestão Barcellos, a via cruces, os colorados carregam uma cruz nas costas desde que a gestão Barcellos assumiu. Nós não merecemos isso. Nós tinhamos um time de futebol que não foi campeão brasileiro por causa de um impedimento. Jogaram todo mundo embora porque eram de outra gestão e porque a turminha fazia campanha contra os perdedores, estão ai os teus vencedores. Tão ai os vencedores do Internacional. A gestão Barcellos do Inter pode mais, era o lema da campanha, queremos um novo Inter, propositivo, o Inter da gestão Barcellos é um Inter de fiascos. Um Inter que fez o quadro social despencar, que não pagou um centavo da dívida, que botou nas categorias de base um cara que veio de fora e simplesmente está destruindo com tudo. De ponta a ponta a gestão Barcellos... tenho muito medo do legado que essa gestão vai deixar. Que deixe ao menos na primeira divisão."
NANDO GROSS (YOUTUBE)
"Diante de ter tomado 2 a 0 lá, não chega a ser uma surpresa, mas a esperança era grande e abriu 3 a 0 no 1 tempo, com quase 40 mil torcedores no Beira-Rio, tu abre 3 a 0 não pode ceder ainda a possibilidade de deixar o América fazer o gol como fez, levar nos pênatis e ganhar.
O Mano acho que fez algumas escolhas absolutamente corretas, e a primeira foi botar o Lucca no time. Ninguém aguentava mais ver o Alemão, problema é que depois ele entra, mas na largada não foi o Alemão. Até vamos acompanhar as entrevistas depois pra entender as mudanças, mas quando o Inter faz as mudanças no segundo tempo entra o Alemão e o Jean Dias. Cai de produção, o Jean até que não entrou mal, mas o Alemão é constrangedor, ele erra tudo. Ai o time cai de produção. Ai depois ainda entre o Estevão. Do meio pra frente é esse trio. Eu tenho apontando várias vezes problemas do trabalho coletivo, mas o erro de diagnóstico agora trocando a preparação física, mas o fato é que o Inter não cai, ele despenca na segunda etapa. E acho que por conta disso que o Mano foi fazendo as trocas pra tentar manter o ritmo. E o Juninho que faz o gol do América foi o jogador que puxou o América no segundo tempo, e o Inter visivelmente caindo, caindo, teve a bola do jogo nos pés do Renê. Mas o fato é que o Inter não decidiu o jogo. 3 a 0 contra o América é como se fosse 0 a 0 ou 1 a 0, então não tinha nada definido.
Então agora o Inter vai ter ai ainda a Libertadores até onde ele conseguir ir. No Brasileiro é tentar fazer uma campanha digna, mas foi um ano que até agora as coisas deram completamente errado, planejamento completamente errado, ai tem que botar aquele equívoco no início do ano, da avaliação do grupo de jogadores quando o Inter avaliou que não precisava contratar ninguém. Olhem o elenco do Internacional, olhem os jogadores que estavam hoje decidindo uma classificação no Beira-Rio, como caiu de produção do Inter contra o próprio Inter. Ano passado se dizia que tinha terminado com o grupo encaminhado e o Inter caiu de qualidade. Ai tem vários responsáveis. É claro que passa pela comissão técnica, que deu o aval que não precisava contratar, e todos os sinais foram sendo dados, time jogando mal, fazendo jogos pífios, nenhum jogador rendendo bem e as coisas não mudavam. Deu uma melhorada nos últimos jogos e isso levou o torcedor a se empolgar, mas infelizmente o Inter de novo não soube decidir e de novo se repetiu e foi eliminado. Olha que nessa eliminações de mata-mata, com o Mano, o Inter já perdeu pro Melgar, Caxias, e agora pro América-MG, convenhamos né, uma turma bem abaixo do Inter. Esses três eliminaram o SCI.
Agora chegando novo preparador, é retomar o trabalho, tratar de reforçar o grupo e seguir em frente É mais uma frustração sofrida pela torcida do Inter, tudo indica que será mais um ano sem títulos. Agora o trabalho do departamento de futebol é lamentável em 2023 nos aspectos que vocês quiserem: questão física, montagem do elenco, falta de percepção pra ver o que precisava. O Inter não tem até agora um reserva pro Alan Patrick e não tem elenco, não tem ataque, não tem nada. E isso não foi percebido. Essa eliminação é simplesmente mais uma frustração na conta da torcida colorada."
DIMITRI BARCELLOS
"Eu falei outra vez e digo de novo: a melhor maneira do Inter se defender na condição atual do time é tendo a bola no pé. Essa linha baixa que se atrapalha nos encaixes e não sabe encurtar espaço em nenhum momento é um chamariz pro adversário.
É nítido que o time não aguenta ficar correndo atrás da bola e nem é capaz de jogar da tal maneira "reativa". Até porque o time não reage. Absorve o golpe e rifa a bola como se fosse uma bomba-relógio nos últimos segundos.
Eu (ênfase no EU) trocaria essa postura de recuar o time por 95% de posse de bola completamente estéril hoje. Não reclamaria se ficassem trocando passe do meio pra trás até não dar mais. Não tô nem falando de ter a bola na frente sempre. Só o bom e velho AMORCEGAMENTO."
MAURÍCIO SARAIVA (GE)
"Ser eliminado por um time claramente inferior já seria doloroso o suficiente, mas o Inter sai da Copa do Brasil requintando o sofrimento de sua torcida. Ao conseguir abrir 3x0 no primeiro tempo, iludiu seus fãs de que uma nova história estaria sendo contada no Beira-Rio.
Não haveria o desgaste de perseguir um ou dois gols no segundo tempo, bastaria se posicionar para jogar no erro do frágil visitante. Porém, o que se viu depois do intervalo foi uma triste repetição da falência física que leva a uma perda completa do controle do jogo.
O América-MG descontou e levou a pènaltis. Foi quando a crueldade se tornou tamanha que tirou da torcida até a capacidade de indignação. O Inter foi eliminado convertendo todas as cobranças, mas uma delas, a de De Pena, teve dois toques, o que invalidou o gol. Os mineiros não erraram nada e estão nas quartas de final.
O Inter vai acostumando sua torcida ao fracasso contra quem quer que seja. O ano será salvo quando o risco de rebaixamento no Brasileirão for eliminado matematicamente. A Libertadores é um ponto de interrogação em neon. Nada mais."
VINICIUS (ESPN)
"Vão colocar na conta dos desfalques, do cansaço, mas o Inter não foi eliminado hoje. O Inter foi eliminado porque perdeu de 2 a 0 pro pior time da Série A semana passada.
E perdeu com o time titular. Em BH tava todo mundo em campo.
E, sim, é uma vergonha um clube com orçamento do Inter ser eliminado pelo América Mineiro. É uma vergonha precisar recorrer a um jogador com nível de Série D (Jean Dias) pra manter uma vantagem no placar.
E digo mais: ter que precisar de pênaltis pra avançar contra o CSA é outro vexame."
LEONARDO OLIVEIRA (GZH)
O Inter se repete nos seus erros. Caiu porque, lá em Minas, levou 2 a 0 do mistão do América. Caiu porque, quando precisa matar o jogo, recua. Insiste em jogar em reação. O físico é um problema, mas não é o central. Tanto que atacou depois de levar o gol.
Outro ponto: as trocas não surtiram efeito. Alemão não só entrou como foi bater o pênalti. Sim, há problemas em série, com baixas, isso precisa ser dito. Isso reduz o leque de opções. Mas é possível mexer na estrutura do time."
Fábio Giacomelli
"É inacreditável a forma como as coisas acontecem para o Internacional. Um segundo tempo ridículo, com trocas erradas, elenco capenga e ainda com um pênalti em dois toques.
Essa forma de jogar faz com que a força maior do clube - sua torcida - acabe por algo em vão. O torcedor vai, se dedica, gasta, torce, cansa e aí tem que assistir uma segunda parte como essa. Inaceitável o que o Inter apresenta esse ano. Quem vai pagar a conta?
Inter em reconhecidas dificuldades financeiras joga no lixo mais uma vez a competição que mais paga no país. Ano após ano, um acúmulo de fiascos."