Segundo informações do site GloboEsporte.com nesta quara-feira, o Inter prepara os detalhes para o retorno das atividades em suas categorias de base. O clube faz ajustes finais no protocolo médico e sanitário e também prepara o CT Morada dos Quero-Queros com uma série de melhorias e adequações para receber os jovens atletas do Celeiro de Ases. No entanto, ainda segue indefinida uma data para o retorno dos jovens ao ambiente de trabalho. A diretoria Colorada espera definição do calendário da FGF para as competições estaduais. A CBF informou que o Brasileirão Sub-20 começa no dia 23 de setembro.
A retomada do futebol a nível profissional também impacta no cronograma. Como o segundo semestre reserva partidas simultâneas por Brasileiroo, Copa do Brasil e Libertadores, o clube planeja deixar os jovens à disposição de eventuais necessidades de Eduardo Coudet.
O departamento médico da base já definiu uma primeira versão do protocolo para os atletas, com testagens periódicas para o coronavírus. Este documento com normas e restrições para trabalho será discutido em reunião e pode sofrer ajustes finais antes de ser apresentado aos dirigentes do futebol profissional.
"Estamos fazendo obras de melhorias. Não adianta treinar e não ter nada oficializado de competição. Tem que ter essa segurança de retomada com algo oficial. Retomar por retomar é mais um problema do que solução" afirma o gerente geral das categorias de base do Inter, Erasmo Damiano ao site da GloboEsporte.
Além disso, o clube já conduz uma série de obras no CT Morada dos Quero-Queros para ampliar o controle com higiene e evitar aglomerações na volta dos garotos. Algumas entradas e saídas nos prédios e nos aposentos do complexo serão modificadas. As questões de logística e alojamentos também serão levadas em conta. A maioria dos atletas reside fora do Rio Grande do Sul. Alguns deles, inclusive, são estrangeiros e voltaram a seus países de origem. O clube estuda a melhor forma de testagem para Covid-19 com esses garotos antes do retorno a Porto Alegre.Assim, uma das possibilidades levantadas é a retomada gradual dos treinos, primeiro com jovens que estão na capital gaúcha. O clube analisa ainda como será a divisão de quartos nos alojamentos, assim como a alimentação nos refeitórios.