O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul concluiu nesta segunda-feira o inquérito envolvendo os casos ocorridos no Gre-Nal 435. O Inter acabou multado em virtude do ataque de torcedores ao ônibus do rival. O Grêmio, por sua vez, foi absolvido das acusações de racismo e de agressão, em virtude das cadeiras arremessadas em direção a área destinada para torcedores Colorados.
O risco de perder mando de campo, não se concretizou ao Inter devido ao fato ter ocorrido nas imediações do estádio, em área em que a segurança ainda era responsabilidade da Polícia Militar. Mesmo assim, o clube foi multado em R$ 100 mil pelo ocorrido.
O Inter também acabou multado devido a ação de seus torcedores dentro do estádio. Antes do clássico ambas as torcidas passaram a arremessar as cadeiras quebradas do estádio umas nas outras. Segundo o tribunal, as provas obtidas só apontavam, com precisão de dia e hora, a atitude dos colorados. Com isso, o Clube do Povo terá que desembolsar mais R$ 50 mil.
Outra ocorrência julgada pelo TJD-RS foi uma acusação de racismo de um torcedor gremista. Como divulgado em um vídeo nas redes sociais, um torcedor do Grêmio imitou um macaco na direção dos Colorados. Para a justiça, houve caso de injúria racial, mas não foi possível determinar se a data da gravação era, de fato do Gre-Nal 435, com isso, o clube foi absolvido. O Inter no entanto, mostrou as imagens do estádio, e inexplicavelmente, não foram aceitas.
VERGONHOSA A DECISÃO DO TJD-RS! UM ESCÁRNIO!
— Lennon Haas (@haas_lennon) March 21, 2022
A torcida do Grêmio arranca cadeiras no Beira-Rio, o Grêmio é absolvido e o Inter ainda tem que pagar multa?
Isto é caso para recorrer em todas as instâncias. Um absurdo!
Detalhe: A justificativa apontada pelo tribunal é que “não havia provas de que o vídeo era do dia 26 de fevereiro”.
— Thiago Rocha (@rochaethiago) March 21, 2022
Entretanto, o Clube apresentou as câmeras do Beira-Rio mostrando de maneira clara que a filmagem correspondia a data do fato. https://t.co/zHsYHme37Q