A Justiça do Rio de Janeiro tomou uma medida que afetará a captação de recursos para o fundo de investimentos criado pela XP e Life Capital Partners (LCP), que são investidores da Liga Forte Futebol (LFF). A decisão liminar suspendeu essa captação de recursos, alegando propaganda enganosa devido ao uso da imagem dos outros 16 clubes da Libra em materiais de divulgação. É importante ressaltar que a decisão é liminar e pode ser objeto de recurso.
A ação na Justiça do Rio de Janeiro foi iniciada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia do Rio de Janeiro, alegando que, embora XP e LCP não tenham ligação direta com os clubes da Libra, essas empresas utilizaram escudos e nomes dos clubes em propagandas do fundo Sports Media Futebol Brasileiro Advisory.
As empresas têm como objetivo arrecadar R$ 800 milhões com o fundo para a compra de direitos de TV do Brasileirão a partir de 2025. O plano é fechar um acordo para adquirir 20% dos direitos televisivos dos clubes da Liga Forte Futebol, que inclui o Inter e outros clubes.
O juiz Paulo Assed Estefan, da 4ª Vara Empresarial, ressaltou que o uso dos escudos dos clubes da Libra nos materiais da LFF poderia levar as pessoas a acreditarem que todos os times fazem parte da Liga Forte Futebol Brasil e, portanto, estariam envolvidos na negociação anunciada como principal objetivo do fundo. A liminar determina a suspensão da captação de recursos até que o material publicitário seja revisado e refeito.