De acordo com informações inicialmente divulgadas pelo Olé, da Argentina, o Inter está trazendo o argentino Gustavo Grossi, diretor esportivo do River Plate, para ser o novo gerente executivo das categorias de base. O dirigente chegou a um acordo com a direção colorada no início desta semana, mas só será anunciado oficialmente quando o contrato for assinado, o que deve ocorrer nos próximos dias.
"É uma decisão de vida muito além da bola." Com estas palavras, Gustavo Grossi confirmou ao Olé que deixará o cargo de diretor do projeto infanto-juvenil que Marcelo Gallardo lançou em 2016 e que tem proporcionado ao clube grandes resultados na produção de talentos de primeira linha para a equipe millonaria.
Certamente a notícia não atingiu o treinador de River como uma bomba antes de jogar a Supertaça Argentina contra o Racing nesta quinta (4), porque é um assunto que Grossi já vinha conversando com Gallardo. No entanto, o especialista em treinamento de jovens (que já havia trabalhado com sucesso no Rosário Central e no Racing) decidiu renunciar ao cargo de oficial nesta quinta-feira à tarde. E o motivo é totalmente pessoal e familiar, porque o River fez todo o possível para mantê-lo no cargo, mas Grossi já estava com as malas prontas para deixar o país. “Acredito que o mais justo agora é sair do meu espaço e o Marcelo tem tempo de definir um substituto se precisar”, explicou, sem dar detalhes sobre qual será seu destino ou seus objetivos no exterior, enquanto todos meios de comunicação brasileiros garantam que continuará sua carreira no Inter.
O homem que assumiu a responsabilidade de liderar o ambicioso projeto abrangente de Gallardo para recuperar o prestigioso viveiro do River em março de 2016 gerou uma mudança estrutural muito ampla na área do futebol amador do clube, principalmente porque ele se concentrou em aumentar a capacidade de recrutamento de meninos com o DNA do futebol tradicional da casa. Embora também tenha dado grande importância à nutrição, assistência psicológica e social para os jovens jogadores. Além disso, formou equipes especiais de trabalho para desenvolver as qualidades dos jovens de acordo com suas posições no campo.
O sucesso de sua gestão pode ser medido nas apresentações de jogadores como Exequiel Palacios, Lucas Martínez Quarta e os jovens que agora estão na equipe de Gallardo: David Martínez, Julián Álvarez, Federico Girotti, Lucas Beltrán, Benjamín Rollheiser, Tomás Castro Ponce, Santiago Simón ... No entanto, Grossi deixou uma base sólida na pedreira que continuará a dar frutos no futuro. “Pude viver o sonho de toda a minha família e em um momento glorioso e inesquecível em todos os sentidos”, disse ele, em sua despedida do River.