Eliminado da Libertadores pelo Olimpia, o Inter começa a fazer contas para voltar ao torneio continental na próxima temporada. E para isso precisará ainda melhorar seu desempenho no Campeonato Brasileiro. A equipe está na 9 colocação, com 21 pontos em 16 partidas, números ainda insuficientes.
Tomando como base as edições passadas, os times com piores desempenhos a conquistarem uma vaga para a Libertadores desde que o número de classificados via Brasileirão aumentou para seis foram Chapecoense, em 2017, e Santos, em 2020. Ambas somaram 54 pontos.
Para sonhar com uma vaga na Libertadores, o SCI precisará triplicar os 21 pontos que já conquistou nas próximas 22 rodadas que restam no Brasileirão. A situação, no entanto, pode piorar dependendo do desempenho da parte de cima da tabela. Athletico (57 pontos), em 2016, Atlético-MG (59), em 2018, e Corinthians (56), em 2019, precisaram fazer mais do que 54 pontos para irem para as fases prévias da competição continental.
O Clube do Povo tenta engatar no Brasileirão depois de um começo ruim. A equipe somou sete pontos nos últimos quatro jogos e deixou para trás a zona de rebaixamento. Sem nenhum outro caminho mais curto que o leve para a Libertadores (como Copa do Brasil ou Libertadores/Sul-Americana), os comandados de Diego Aguirre precisarão encerrar a Série A com um aproveitamento entre os 51% a 47% até o fim do campeonato. Atualmente o aproveitamento no Brasileirão é de 43.8%, abaixo dos 51,22% da temporada como um todo.
Por fim, de acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Colorado atualmente tem 5% de chances conseguir uma vaga no G4.