Em matéria publicada na última sexta-feira (1) pela ESPN.com.br (via Ivan Trindade / MRN), o jornalista Erich Beting informou que as conversas sobre a liga de clubes do futebol brasileiro atingiu um impasse. Segundo a reportagem, o Flamengo e 5 clubes paulistas estariam isolados dos demais participantes das conversas, que incluem os 40 clubes das séries A e B.
De acordo com o repórter, Flamengo, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos e Red Bull Bragantino estariam separados dos demais. Além disso, dez clubes formaram o grupo chamado Forte Futebol, para negociarem em bloco as questões de direitos comerciais na nova liga. No grupo estariam 10 clubes: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Juventude.
De acordo com a reportagem, nove clubes do grupo teriam anunciado que não mais fariam acordo com a empresa Sports Promotion para a comercialização de publicidade estática ao redor do gramado. Os 11 clubes firmaram acordo com a Brax, que ofereceu o dobro do valor que a Sports Promotion pagava. Os clubes receberam, também, a garantia de que todo o valor arrecadado será dividido igualmente. O novo acordo já vale para o Brasileirão 2022. Fluminense e Atlético -MG estariam próximos a se juntar. Com a venda do Botafogo, o clube carioca tende a caminhar para um modelo de liga que seja mais igualitário na divisão de receitas. Fluminense e Internacional também são outros dois clubes que estão cada vez mais próximos do conceito do Forte Futebol do que de uma liga com divisões diferentes de receita.
Divisões atrasam avanço da Liga
Quase um ano depois dos clubes terem anunciado à CBF que formariam uma liga para gerir as duas divisões principais do futebol brasileiro, as conversas avançaram pouco. Atualmente, três grupos mostraram interesse em investir na nova Liga: Codajas Sports Kapital (associada ao BTG), LiveMode com a 1190 e La Liga com XP Investimentos. No dia 15 de março, os clubes ouviram a proposta do grupo formado por La Liga e XP. Ainda não houve acordo sobre qual grupo vai ser parceiro dos clubes na nova liga.