Caiu na madrugada desta quinta-feira (16) a liminar que garantia ao Flamengo o direito de atuar com público no Rio de Janeiro em jogos de competições nacionais (Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil).
A decisão foi tomada por Felipe Bevilacqua, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e relator do caso sobre público no órgão. De acordo com a ESPN Brasil, ele concedeu um efeito suspensivo após pedido de 17 clubes e mais a CBF, que mostrava preocupação com a não realização da rodada do fim de semana. O processo será julgado no Pleno do STJD na próxima quinta-feira, dia 23, quando se espera que a decisão tomada seja definitiva.
Com a decisão, está confirmada a rodada do próximo fim de semana. Os outros clubes que disputam a Série A ameaçavam adiar os jogos se o Flamengo tivesse torcida no Maracanã na partida contra o Grêmio, no domingo.
A decisão do STJD atende a um recurso apresentado nesta quarta por 17 clubes da Série A - não assinaram o Flamengo, o Atlético-MG e o Cuiabá. As mesmas equipes haviam tentado um primeiro recurso, negado pelo presidente do tribunal, Otávio Noronha.
Os clubes da Série A voltam a se reunir no dia 28 de setembro. Até lá, eles esperam conseguir a liberação para o retorno de público em todos os estados com times na Primeira Divisão já a partir do início de outubro. Antes disso, no dia 23 deste mês, o pleno do STJD julga o mérito da liminar que foi derrubada na madrugada desta quinta.