Na noite de quarta-feira, 1º, atuando pela primeira fase da competição, o Grêmio venceu o Campinense no Estádio Mané Garrincha pelo placar de 2 a 0, graças aos gols gremistas de Franco Cristaldo e Ferreira. Após o jogo, o técnico Renato Portaluppi evitou projetar o clássico Gre-Nal do próximo domingo na Arena.
Depois de garantir a classificação em Brasília, o comandante focou no duelo nacional e avaliou que seu time tem apresentado variações e lhe dado opções. Questionado sobre a disputa entre Ferreira e Vina entre os XI no próximo domingo, disse:
"Temos o plano A e o plano B. Qual será colocado em prática? Temos tempo para pensar. Esperamos que todos estejam disponíveis para o Gre-Nal (...) O Plano B é para você ter opções de mudar o panorama do jogo. Nem sempre o Plano A vai dar certo. É preciso ter o plano B e temos (...) Essa dor de cabeça todo treinador gosta de ter".
Renato disse que não iria falar no Gre-Nal e reiterou que a escalação gremista passa pela avaliação médica na quinta-feira. "Vocês podem começar a dizer que esse clássico não vale muito, mas vale sim. Gre-Nal é Gre-Nal. Temos certeza que a Arena estará lotada. Tudo pode acontecer no Gre-Nal. É a rivalidade. Tudo pode acontecer. Rivalidade sadia", comentou.