Inter faz homenagem e celebra 30 anos da conquista da Copa do Brasil

Texto por Colaborador: Redação 15/12/2022 - 00:10

Ídolos que fizeram história vestindo o manto alvirrubro estiveram reunidos na noite de terça-feira (13/12) para celebrar os 30 anos da conquista da Copa do Brasil. Em cerimônia realizada no Museu do Inter, os ex-craques Pinga, Célio Silva, Daniel Franco, Maurício e Ricardo foram homenageados pelo Clube, e receberam uma placa como símbolo de agradecimento por toda a dedicação e bravura na conquista da quarta estrela colorada.

O título nacional foi conquistado após vitória de 1 a 0 sobre o Fluminense, no Beira-Rio. Autor do gol decisivo há 30 anos, marcado em cobrança de pênalti, Célio Silva parabenizou o Inter pela iniciativa de reunir os campeões, e comentou que a Copa do Brasil de 1992 é um feito que segue vivo no coração de todos os colorados e coloradas.

“O Clube está de parabéns por mantar viva a chama do ex-atletas, das grandes conquistas do Clube. A Copa do Brasil de 92 ainda ecoa forte no coração nos corações colorados. É uma conquista de um êxito muito grande para todos nós que fizemos e para todos que participaram”.

Quem sofreu o pênalti batido por Célio foi seu companheiro de zaga. Aos 38 minutos da etapa final, Pinga foi derrubado dentro da grande área e fez o Beira-Rio explodir com a iminência do gol do título. Passadas três décadas da partida, o ex-atleta não conteve as lágrimas durante a solenidade desta terça-feira.

“Tive a oportunidade de rever grandes amigos. Amigos que, juntos, dentro do campo, tivemos a capacidade de conquistar uma Copa do Brasil, e o Inter nos proporcionou esse reencontro. Foi muito emocionante, as lágrimas escorreram, a gente reviveu grandes momentos dessa conquista. E estar com meus familiares nesse momento tornou tudo ainda mais especial. Eu só tenho a agradecer ao Sport Club Internacional”.

Dando continuidade aos protagonistas da jogada que resultou no gol do título, Daniel Franco não escondeu a satisfação por relembrar da campanha campeã da quarta estrela. Foi ele o atleta que sofreu a falta cobrada na área por Marquinhos e dominada, antes da penalidade, por Pinga. No Museu, ele agradeceu ao Clube pela valorização da conquista.

“É um momento que nos enche de orgulho, nos faz relembrar essa conquista tão memorável e tão marcante na nossa história, na história do Internacional. Estou muito feliz porque lembrar dessas conquistas, é sempre muito especial. Agradeço, de coração, ao Internacional por essa homenagem, vai ficar marcado em nossos corações.”

Camisa sete do Inter em 1992, o ponta-direita Maurício destacou a união que caracterizava o elenco treinado por Antônio Lopes. Ao lado de seus irmãos, como o próprio definiu os ex-colegas de time, o ídolo também se emocionou ao lembrar de uma conquista que segue muito viva em sua memória.

“Foram 30 anos, mas parece que foi ontem. Quando a gente reencontrou alguns ex-atletas, que eu nem falo que são atletas, são irmãos, é uma família que conquistou um título tão importante para o nosso Inter. Fazer parte desse contexto, fazer parte da conquista da quarta estrela, saber que estamos marcados na história do Internacional e ver a torcida relembrando esse título tão importante: para mim, é uma emoção muito grande.”

As homenagens também se estenderam a Gérson. Goleador da competição naquele ano, quando marcou nove gols em 10 jogos, o centroavante faleceu dois anos mais tarde devido a problemas de saúde. Por fim, também foi inaugurado, com participação do presidente Alessandro Barcellos, um novo totem do Museu, que conta com troféu, camisa, medalha e foto do título do Colorado na Copa do Brasil de 1992.

“É fundamental o Internacional estar conectado com a sua história, especialmente em um título que marcou uma geração de colorados. A importância de lembrarmos esse feito é glorificarmos o passado e mirarmos um futuro vitorioso.”

O evento contou com a participação de familiares e amigos dos ex-atletas, que se emocionaram ao recordar o triunfo colorado na Copa do Brasil de 1992. Para o vice-presidente de Relacionamento Social e Secretário Geral do Clube, Cauê Vieira, receber os ídolos campeões é uma honra para o Internacional, que deve a esses, e a tantos outros nomes, a grandeza de sua história.

“A nós, da gestão Sport Club Internacional, é um prazer e uma honra poder estar com a história do Clube, ainda mais dentro do Museu do Inter. É através do que o Célio, Pinga, Daniel e tantos outros ídolos fizeram dentro de campo, que esse símbolo que a gente carrega com tanta paixão, se mantém vivo. Hoje nós estamos aqui para celebrar os 30 anos de uma conquista singular, junto a ídolos que fizeram tudo isso acontecer.”

Após a solenidade de homenagens, os convidados participaram de um jantar para selar a celebração alvirrubra. Também na terça-feira, o Clube divulgou no Mundo Colorado um conteúdo comemorativo aos 30 anos da conquista da Copa do Brasil. O material, que conta com a participação de Ricardo, Maurício e Daniel, está disponível de maneira exclusiva para os sócios e sócias do Inter. Clique no botão abaixo para conferir! (Via SCI)

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

341 pessoas já votaram