Texto por Colaborador: Redação 15/05/2024 - 01:55

Pressionado pela marcação da partida contra o Belgrano, válida pela sexta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, a Conmebol ainda exige que o estádio atenda a várias exigências. Atualmente, apenas o Beira-Rio e a Arena estão habilitados no Estado. A burocracia envolvida na aprovação de uma nova sede pode complicar qualquer plano mais ambicioso.

A Conmebol impõe uma série de requisitos, incluindo proximidade de até 150 km de um aeroporto internacional (ou de um que permita voos internacionais, sob responsabilidade do mandante) e uma capacidade mínima de 10 mil torcedores. A iluminação e outras especificações, como estacionamento para caminhões de transmissão, também são avaliadas.

São cinco páginas de requisitos, e a vistoria é realizada por um representante da CBF ou da federação estadual, o que pode ser um processo demorado e inviabilizar o jogo. Por isso, a solução mais prática seria indicar um estádio já utilizado em competições da Conmebol.

Em 2024, os locais que recebem jogos da Libertadores e Sul-Americana incluem as arenas da Baixada, Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Pantanal, além dos estádios Maracanã, Morumbi, Mineirão, Nilton Santos e Nabi Abi Chedid. É provável que uma dessas sedes acolha o jogo entre Inter e Belgrano. As arenas do Athletico-PR e Palmeiras, por conta do gramado sintético, estão fora de cogitação.

Caso não seja possível jogar no RS, o Inter pretende encontrar um local que ofereça boas condições para treino e jogo próximo ao Estado ou em regiões com colônias gaúchas, como Santa Catarina, oeste do Paraná ou Mato Grosso do Sul. No entanto, essa não parece ser a tendência para este primeiro jogo.

Após definir o local da partida, o clube também decidirá a logística da delegação. O time deve viajar alguns dias antes do jogo para se ambientar e ter mais privacidade, já que os treinos na PUC são praticamente abertos, e em Alvorada ainda não foi possível trabalhar devido à situação do CT e ao risco de alagamentos. Após o jogo da Sul-Americana, o Inter enfrentará o Vitória, em Salvador, e em seguida o Tomayapo, na Bolívia.

Categorias

Ver todas categorias

Tu gostou da nova camisa titular de 2024?

Sim

Votar

Não

Votar

186 pessoas já votaram