Volmer Perez/GE BrasilConfira entrevista da Rádio Colorada com Fernando Monassa, repórter da TV Xavante, projetando o duelo. A seguir, você encontra todas as informações do confronto. Reconstrução. Esta é a palavra de ordem no Bento Freitas para 2022, especialmente porque, após seis anos na segunda divisão nacional, o Brasil de Pelotas foi rebaixado para a Série C do Brasileirão na temporada passada. O descenso agravou o já delicado quadro financeiro do Xavante, que agora tem na fuga do Z2 seu primeiro objetivo para o Gauchão, meta comentada por Fernando Monassa.
“O Brasil teve um 2021 muito complicado, principalmente com a queda para a Série C do Campeonato Brasileiro. Já não tinha feito um Gauchão muito bom. Essa diretoria que assumiu agora, de início já mostrava que teria uma missão muito complicada, de reestruturar o clube dentro e fora de campo. Teve que, praticamente, começar do zero. O primeiro objetivo é somar o número de pontos necessário para permanecer na Série A.”
O Brasil aposta na força da torcida rubro-negra para construir um 2022 melhor do que seu predecessor. Depois de anos em reforma, o Estádio Bento Freitas iniciou o Gauchão inteiramente liberado para a ‘Mais Fiel’, que não escondeu a empolgação com a possibilidade de lotar a Baixada. Prova disso são os bons públicos já registrados pelo Xavante no Estadual, além do sucesso da recente campanha de associações lançada pelo clube, capaz de angariar 1000 sócios e sócias em 24h.
“Por incrível que pareça, o Brasil ficou seis anos na Série B do Brasileiro e sem estádio, praticamente. Muitas vezes, sem poder utilizar grande parte das arquibancadas. Agora, a torcida, muito empolgada com o trabalho que vem fazendo a direção, já está beirando os seis mil sócios. Nessas seis primeiras rodadas do Campeonato, o Brasil aparece em terceiro lugar na média de público. Como de praxe.”
A reconstrução xavante também encontrou reflexos dentro de campo. Comandante rubro-negro desde o final de setembro passado, Jerson Testoni capitaneou intensa movimentação na janela de transferências, que resultou na manutenção de poucos nomes – a maioria dos remanescentes, que se diga, oriundos da base -, e na chegada de muitos atletas com trajetória no futebol catarinense, mercado onde Testoni brilhou enquanto chefe da casamata do Brusque.
“Brasil teve uma séria dificuldade, pois tentou fazer uma série de contratações, mas ouvia não dos jogadores. Apenas o goleiro Marcelo, titular do ano passado, permanece no elenco. Só ele. Todos os demais jogadores foram contratados, e tem oito jogadores da base. O Testoni é muito conhecedor do futebol catarinense, e ajudou a contratar jogadores que não eram muito conhecidos. Se montou um elenco sem grandes estrelas, mas forte no coletivo.”
No Beira-Rio, Testoni precisará superar baixas de peso para escalar o Xavante. Sem Juliano Pacheco, Ruan e Bruno Paulo, lesionados, o comandante também deve seguir desfalcado de Meneses, que ainda se recupera de pancada na cabeça que sofreu há três rodadas. Já o lateral-direito Marcelinho, desfalque no domingo passado (13/02), quando o Xavante empatou em 1 a 1 com o Novo Hamburgo, volta a ficar disponível. Uma possível escalação conta com Marcelo; Marcelinho, Rafael Castro, Helerson e Henrique Ávila; Gilberto Alemão e Karl; Joanderson, Marllon e Paulo Victor; Luizinho.
12/12
17:37
Inter aguarda até segunda resposta de Tite para comandar equipe em 2026: alguns bastidores
12/12
17:30
Inter tem três opções brasileiras para o comando técnico em 2026
12/12
13:53
Barcellos admite erros na análise do elenco e projeta reconstrução financeira no Inter
12/12
12:52
Inter faz proposta para Tite e aguarda resposta; contato foi feito por Abel Braga
12/12
12:09
Barcellos anuncia Abel Braga como diretor técnico e inicia busca por novo treinador
12/12
11:30
Disputa por porcentagens impede avanço na compra de Victor Gabriel
12/12
05:00
Conselheiros do Inter questionam orçamento irrealista e cobram transparência sobre LFU
12/12
04:30
Fernando Carvalho aprova postura de Barcellos e avalia situação colorada
12/12
04:00
Abel Braga teria ligado para Tite oferecendo comando do Inter em 2026
12/12
03:30
Vitória negocia renovação de empréstimo de Ramon para 2026
12/12
03:00
CBF dobra limite de jogos para transferências durante o Brasileirão 2026
12/12
02:30
CBF discute redução no limite de jogadores estrangeiros no Brasileirão
12/12
02:00
Copa do Brasil passará a distribuir duas vagas para a Libertadores a partir de 2026
12/12
01:30
CBF divulga regulamento completo do Sistema de Sustentabilidade Financeira
11/12
18:55
Flamengo prepara nova investida por Vitão após Intercontinental
11/12
18:16
Futuro de Carbonero no Inter segue indefinido enquanto Racing aguarda decisão sobre compra
11/12
18:00
Magrão revela bastidores da saída de D'Alessandro: "Estava sendo arrebentado internamente"
11/12
14:00
Jornalista revela interesse do River Plate por lateral Colorado