Volmer Perez/GE BrasilConfira entrevista da Rádio Colorada com Fernando Monassa, repórter da TV Xavante, projetando o duelo. A seguir, você encontra todas as informações do confronto. Reconstrução. Esta é a palavra de ordem no Bento Freitas para 2022, especialmente porque, após seis anos na segunda divisão nacional, o Brasil de Pelotas foi rebaixado para a Série C do Brasileirão na temporada passada. O descenso agravou o já delicado quadro financeiro do Xavante, que agora tem na fuga do Z2 seu primeiro objetivo para o Gauchão, meta comentada por Fernando Monassa.
“O Brasil teve um 2021 muito complicado, principalmente com a queda para a Série C do Campeonato Brasileiro. Já não tinha feito um Gauchão muito bom. Essa diretoria que assumiu agora, de início já mostrava que teria uma missão muito complicada, de reestruturar o clube dentro e fora de campo. Teve que, praticamente, começar do zero. O primeiro objetivo é somar o número de pontos necessário para permanecer na Série A.”
O Brasil aposta na força da torcida rubro-negra para construir um 2022 melhor do que seu predecessor. Depois de anos em reforma, o Estádio Bento Freitas iniciou o Gauchão inteiramente liberado para a ‘Mais Fiel’, que não escondeu a empolgação com a possibilidade de lotar a Baixada. Prova disso são os bons públicos já registrados pelo Xavante no Estadual, além do sucesso da recente campanha de associações lançada pelo clube, capaz de angariar 1000 sócios e sócias em 24h.
“Por incrível que pareça, o Brasil ficou seis anos na Série B do Brasileiro e sem estádio, praticamente. Muitas vezes, sem poder utilizar grande parte das arquibancadas. Agora, a torcida, muito empolgada com o trabalho que vem fazendo a direção, já está beirando os seis mil sócios. Nessas seis primeiras rodadas do Campeonato, o Brasil aparece em terceiro lugar na média de público. Como de praxe.”
A reconstrução xavante também encontrou reflexos dentro de campo. Comandante rubro-negro desde o final de setembro passado, Jerson Testoni capitaneou intensa movimentação na janela de transferências, que resultou na manutenção de poucos nomes – a maioria dos remanescentes, que se diga, oriundos da base -, e na chegada de muitos atletas com trajetória no futebol catarinense, mercado onde Testoni brilhou enquanto chefe da casamata do Brusque.
“Brasil teve uma séria dificuldade, pois tentou fazer uma série de contratações, mas ouvia não dos jogadores. Apenas o goleiro Marcelo, titular do ano passado, permanece no elenco. Só ele. Todos os demais jogadores foram contratados, e tem oito jogadores da base. O Testoni é muito conhecedor do futebol catarinense, e ajudou a contratar jogadores que não eram muito conhecidos. Se montou um elenco sem grandes estrelas, mas forte no coletivo.”
No Beira-Rio, Testoni precisará superar baixas de peso para escalar o Xavante. Sem Juliano Pacheco, Ruan e Bruno Paulo, lesionados, o comandante também deve seguir desfalcado de Meneses, que ainda se recupera de pancada na cabeça que sofreu há três rodadas. Já o lateral-direito Marcelinho, desfalque no domingo passado (13/02), quando o Xavante empatou em 1 a 1 com o Novo Hamburgo, volta a ficar disponível. Uma possível escalação conta com Marcelo; Marcelinho, Rafael Castro, Helerson e Henrique Ávila; Gilberto Alemão e Karl; Joanderson, Marllon e Paulo Victor; Luizinho.
05/12
04:30
Barcellos avalia deixar presidência do Inter independente do resultado contra o Bragantino
05/12
04:00
Rebaixamento pode levar Inter ao colapso financeiro e até recuperação judicial
05/12
03:00
Especulações sobre comando técnico do Inter em 2026 ganham força, mas clube nega negociações
05/12
02:30
Flamengo mira Vitão para zaga, mas zagueiro prioriza retorno à Europa
05/12
02:00
Inter lidera risco de rebaixamento em rodada final dramática do Brasileirão
04/12
19:43
Conflitos no vestiário expõem desunião do elenco do Inter e aprofundam crise no clube
04/12
13:50
Inter terá de reduzir custos se cair e dois medalhões do elenco devem sair
04/12
13:42
Conselheiros pressionam por renúncia de Alessandro Barcellos
04/12
13:30
Rafael Sobis desabafa após nova derrota do Inter: “É o cúmulo da várzea”
04/12
13:10
Renata Fan critica gestão e pede renúncia de Barcellos após mais um fiasco do Inter
04/12
04:00
Cronistas e jornalistas criticam direção do Inter e lamentam situação às vésperas do rebaixamento
04/12
03:30
Inter precisa vencer Bragantino e contar com combinação de resultados para escapar do rebaixamento
04/12
02:00
Bisol lamenta derrota "horrível" para o São Paulo e faz apelo ao torcedor: "Temos pouco crédito"
04/12
01:00
Abel Braga cobra honra dos jogadores após derrota que deixa clube à beira do rebaixamento
04/12
00:02
Vitão pede desculpas à torcida e garante: "Enquanto tiver 1% de chance, vamos ter 99% de fé"
03/12
22:00
Inter perde mais uma e está praticamente rebaixado
03/12
21:50
Números de São Paulo 3x0 Inter - Brasileirão 2025
03/12
13:40
Inter entra em “final” contra o São Paulo com sete pendurados para a última rodada