Texto por Colaborador: Redação 29/04/2025 - 03:00

Capital peruana voltará a sediar a decisão do principal torneio continental após seis anos; partida está marcada para 29 de novembro

A Conmebol anunciou oficialmente nesta segunda-feira (28) que Lima, capital do Peru, receberá a final da Copa Libertadores 2025. A informação foi divulgada pela entidade através de suas redes sociais, confirmando que a cidade voltará a ser sede da decisão do principal torneio de clubes da América do Sul após um intervalo de seis anos.

Seguindo o formato adotado nos últimos anos, com final em jogo único, a partida decisiva será realizada em um sábado, no dia 29 de novembro. O estádio que receberá o confronto, no entanto, ainda não foi definido pela confederação sul-americana. Vale lembrar que no ano passado, o anúncio do Monumental de Núñez, em Buenos Aires, como palco da final só ocorreu algumas semanas antes da decisão.

Além da Libertadores, a Conmebol já havia pré-definido a sede da final da Copa Sul-Americana. O segundo torneio continental mais importante será decidido em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Lima e a histórica virada rubro-negra

A capital peruana tem um lugar especial na história recente da Libertadores. Foi justamente em Lima que aconteceu a primeira final em jogo único do torneio, em 2019. Na ocasião, o Flamengo conquistou o título após uma virada épica sobre o River Plate, vencendo por 2 a 1 com dois gols nos minutos finais.

O herói daquela decisão foi Gabriel Barbosa, o Gabigol, hoje no Cruzeiro. O placar foi aberto por um jogador conhecido do futebol gaúcho: Rafael Borré. A reviravolta ocorreu nos instantes finais da partida, com gols aos 43 e 46 minutos do segundo tempo, já no início da noite na capital peruana.

O título representou o bicampeonato da Libertadores para o Flamengo após 38 anos — o tricampeonato viria em 2022, com vitória sobre o Athletico-PR. Na final do Mundial daquele ano, o clube carioca acabou derrotado pelo Liverpool por 1 a 0.

Aquela foi, até o momento, a única decisão de Libertadores em partida única realizada em solo peruano. Desde então, outros três países já sediaram a final continental: Brasil (duas vezes), Uruguai e Equador.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram