Texto por Colaborador: Redação 08/09/2025 - 03:50

A carreira vitoriosa de Lúcio, hoje aos 47 anos, ganhou forma definitiva nas arquibancadas do Beira-Rio. Foi defendendo o Internacional que o brasiliense conquistou sua primeira convocação para a seleção brasileira e garantiu transferência para o futebol europeu.

"Nunca, de fato, tirei meus pés de Porto Alegre. Jogando na Alemanha, Itália, pela seleção, sempre voltei para cá. A recepção do povo gaúcho, os amigos que tenho aqui e minha história no Internacional me deixam bem confortável e, literalmente, em casa", declarou o ex-zagueiro. "O Inter que abriu as portas do mundo para mim através do futebol. Sou muito grato e torço muito pelo clube", cravou em entrevista publicada pelo GE.

O destino de Lúcio cruzou com o clube colorado de forma inusitada durante a Copa do Brasil de 1997. Na época defendendo o Gama, estava emprestado por um mês ao Guará para a competição. No confronto entre as equipes, o Inter aplicou goleada histórica de 7 a 0.

Mesmo com o resultado adverso, a atuação de Lúcio chamou atenção e rendeu convite para integrar o time de juniores colorado. A ascensão foi meteórica: conquistou a Copa São Paulo de 1998 como capitão, subiu ao profissional em 1999 e chegou à seleção brasileira em 2000.

"O recado que sempre gosto de deixar é nunca desistir dos objetivos e fazer o seu melhor em qualquer situação. Foi exatamente isso que aconteceu naquele 7 a 0. Apesar do placar elástico, consegui demonstrar o que tinha de melhor", analisou.

Entre os momentos especiais com a camisa colorada, Lúcio destacou seu primeiro gol como profissional, contra o Atlético Mineiro em 1999, e o belo chute de fora da área que decidiu vitória sobre o Corinthians por 1 a 0 em 2000, ambos pelo Brasileirão.

"Contra o Corinthians eu não sabia, mas o presidente e diretores do Bayer Leverkusen estavam no estádio. Aquele gol foi o carimbo no passaporte para a Alemanha", relembrou o ex-defensor, negociado com o clube alemão ao final daquela temporada.

Posteriormente, Lúcio ainda defendeu Bayern de Munique, Inter de Milão e Juventus antes de retornar ao Brasil para atuar por São Paulo e Palmeiras. Aposentado desde 2020, o ex-zagueiro se considera grato e realizado pela trajetória construída.

Em maio deste ano, Lúcio sofreu acidente com lareira ecológica em Brasília e teve 18% do corpo queimado. No final do mesmo mês, foi transferido para Porto Alegre para continuar o tratamento próximo da família.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram