Texto por Colaborador: Redação 08/05/2020 - 01:00

Com o aval dos governantes alemães pela retomada do futebol na Bundesliga sem público e sob rígidos requisitos de higiene no próximo fim de semana (16), o dano econômico ao futebol profissional na Alemanha deve ser o mais baixo possível. No entanto, o professor Wilhelm Bloch adverte sob os incipientes estudos sobre a gravidade do Covid-19 a longo prazo.

"Um atleta já deve pensar no fato de que uma infecção pode ser o fim de sua carreira", disse o médico da Universidade de Esporte de Colônia ao programa "Sports Show", do canal ARD. O curso da doença em jovens saudáveis é principalmente bastante inofensivo. No entanto, não há dados suficientes para formular uma regra geral. E também há casos excepcionais entre atletas. Na Áustria, por exemplo, os médicos encontraram cicatrizes nos pulmões em mergulhadores. "Se houver essas mudanças, a questão é se elas desaparecerão novamente depois de meses ou se permanecerão", diz Bloch.

Mesmo em jovens sem doenças anteriores poderiam seguir um curso grave da doença. As razões ainda estão sendo investigadas pela ciência. Segundo Bloch, o virologista Christian Drosten, da Universidade de Charité, em Berlim, já havia apontado o perigo no podcast NDR "Atualização de Coronavírus" em meados de março, associado ao curso usual da infecção: primeiro o vírus se multiplica na garganta, somente depois nos pulmões. Como resultado, o sistema imunológico normalmente tem tempo para uma reação, aumentando as chances de sintomas moderados.

Por outro lado, de acordo com Drosten, "é concebível que alguém não seja infectado na garganta, mas inale uma alta dose de vírus do ar para os pulmões, que a infecção comece nos pulmões". Bloch considera essa consideração "muito justificada" e particularmente relevante para o esporte. "Se você está realmente respirando, a troca gasosa aumenta em um fator de 15 a 20 - acima da freqüência respiratória e, como você tem 3,5 litros de volume respiratório, atletas profissionais terão ainda mais. Isso significa que você respira profundamente nos pulmões. E é aí que os danos graves podem ocorrer".

Se o dano for permanente, a capacidade pulmonar poderá diminuir permanentemente, o que teria conseqüências fatais para atletas competitivos, especialmente quando se trata de treinamento de resistência. Para Bloch, os atletas precisam, portanto, particularmente de proteção, o que provavelmente atrairá políticos, Federação e clubes. Enquanto isso, os próprios jogadores devem se perguntar: “Então, corro o risco de uma infecção grave com envolvimento pulmonar e, possivelmente, o fim da minha carreira? Pelo menos isso não pode ser descartado ”, disse Bloch. Até agora, não houve grande resistência dos atletas na Bundesliga e nada disso repercutiu em outras ligas.

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

16 pessoas já votaram