Em Porto Alegre, a diretoria alvirrubra mantém silêncio sobre Charles Aránguiz, afirmando oficialmente que o jogador está se recuperando de uma lesão sem prazo para retornar aos treinos com o técnico Roger Machado. Entretanto, no Chile, a situação já aparece como encaminhada, com o jogador sendo aguardado na Universidad de Chile, clube onde começou sua carreira no futebol.
De acordo com o jornal chileno La Tercera, o retorno de Aránguiz à Universidad de Chile já está acertado. A publicação de terça-feira indica que o único empecilho para o retorno do volante ao seu país natal é a logística, impactada pelas recentes inundações no Rio Grande do Sul que afetaram o funcionamento do aeroporto Salgado Filho. Aránguiz estaria tendo dificuldades para organizar o transporte de seus pertences para o Chile.
"Por conta disso, Aránguiz pediu um pouco mais de tempo à direção da Universidad de Chile e só deve chegar nesta quinta-feira a Pudahuel para realizar os trâmites necessários, como exames médicos e assinatura de contrato até dezembro de 2025", informou La Tercera.
Apesar das dificuldades logísticas, é esperado que Aránguiz embarque em breve para o Chile, com possibilidade de estrear no Superclássico chileno contra o Colo Colo, no dia 10 de agosto. Outra opção seria ele jogar por alguns minutos já neste domingo contra o Deportes Copiapó, o que contraria a versão oficial do Inter sobre sua lesão.
Nos bastidores, os dirigentes do SCI já admitem que a transferência é uma realidade, embora mantenham a exigência de uma compensação financeira pela rescisão antecipada do contrato de Aránguiz, que originalmente iria até meados de 2025. O jogador retornou ao Inter no ano passado e, nesta temporada, disputou 23 partidas, marcando um gol, mas deixa novamente o Beira-Rio pela porta dos fundos, como é seu costume.