Texto por Colaborador: Redação 11/10/2025 - 02:00

Aproveitando a parada para a data Fifa, o Internacional iniciou mais uma etapa do projeto de modernização do Beira-Rio. Em parceria com Brio e Silicon, o clube começou a substituir a iluminação cênica instalada nas membranas do estádio. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o fim deste mês.

A nova tecnologia traz avanços significativos em relação ao sistema atual. O principal deles é a possibilidade de controlar cada refletor individualmente. Hoje, as membranas só podem ser iluminadas com uma cor por vez. Com a atualização, o estádio poderá receber diferentes tonalidades simultaneamente, incluindo iluminação horizontal, expandindo os recursos já disponíveis.

O upgrade também representa ganhos em eficiência energética, com menor consumo de eletricidade e custos reduzidos de manutenção. A estrutura mantém o mesmo número de refletores – 520 externos e 390 internos –, todos de LED, garantindo economia e maior potência visual.

Uma das novidades mais interessantes é a integração entre Beira-Rio e Gigantinho. As iluminações dos dois espaços estarão sincronizadas, permitindo espetáculos visuais que envolvam todo o Complexo.

Gabriel Nunes, vice-presidente de Patrimônio e do Parque Gigante, destacou o impacto da modernização na experiência dos torcedores: "Após 11 anos da revitalização do estádio Beira-Rio, estamos atualizando diversas estruturas da nossa casa. Finalizada a troca dos telões, é a vez da iluminação interna e externa. Esse processo possibilitará ao Clube uma conexão mais próxima ainda da torcida, fazendo com que ela participe mais da festa durante os jogos. Esse ganho tecnológico posiciona o Beira-Rio como um estádio e um Complexo diferenciado no cenário da América do Sul."

Paulo Urnau Pinheiro, diretor-presidente da Brio, reforçou a importância da parceria: "Sempre que falamos sobre o Complexo Beira-Rio, o primeiro sentimento é de orgulho. Estarmos juntos neste processo de melhorias só engrandece as decisões que tomamos em benefício do patrimônio do SCI e do torcedor colorado. Parcerias como esta fortalecem a visão de um futuro brilhante e de grandes conquistas."

Arthur Veríssimo, gerente do Segmento Esportivo da Silicon, enfatizou o aspecto sustentável do projeto: "A atualização da iluminação externa do Beira-Rio traz não só uma melhoria significativa na qualidade e na ambientação do estádio, mas também reforça nosso compromisso com práticas sustentáveis, promovendo eficiência energética e redução das emissões de carbono, em benefício dos usuários e do meio ambiente."

Os colorados já tiveram um gostinho do que está por vir. Após a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, o estádio promoveu um show de luzes que envolveu arquibancadas e fachadas, antecipando as possibilidades que a nova tecnologia proporcionará.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram