Texto por Colaborador: Redação 24/01/2026 - 02:30

A possível contratação de Derik Lacerda pelo Internacional gerou revolta massiva nas redes sociais. Os torcedores criticaram duramente a diretoria colorada pela negociação com o atacante do Cuiabá, especialmente ao analisarem seus números ao longo da carreira e o histórico de problemas disciplinares.

O jornalista Alexandre Ernst foi um dos mais contundentes nas críticas, comparando Derik a Clayton Sampaio e ironizando: "É o Clayton Sampaio do ataque… Em seis meses a gente tá fazendo matéria sobre 'o pai da criança'. Para, Inter. Pelo amor de Deus, para!!!"

Logo abaixo de sua publicação, Ernst expôs os números pouco expressivos de Lacerda na carreira: Académica 17 jogos e 2 gols, Moreirense 47 jogos e 2 gols, Ponferradina 39 jogos e 3 gols, Cuiabá 95 jogos e 15 gols, Sport 17 jogos e 6 gols.

As estatísticas revelam um aproveitamento baixo. Ao longo da carreira, segundo registros do site ogol, o atacante marcou apenas 28 gols. Os dados da passagem pelo Resende, onde foi formado no Rio de Janeiro, não são contabilizados. O Cuiabá foi o clube onde mais balançou as redes, com 15 gols e sete assistências em 95 jogos.

Apesar de vir da melhor temporada da carreira em termos de gols, os números de 2025 também não impressionam muito. Derik iniciou o ano no Cuiabá, onde disputou 26 partidas e marcou oito gols. Em julho, transferiu-se para o Sport. Não conseguiu evitar o rebaixamento dos pernambucanos, mas balançou as redes em seis oportunidades nas 17 vezes que entrou em campo. Entre Dourado e Leão, foram 14 gols em 2025, número inferior apenas aos 21 anotados por Alan Patrick entre os colorados.

Além das estatísticas modestas, o que mais preocupa são os problemas disciplinares. O jogador de 26 anos deixou o Sport em razão de reiterados casos de indisciplina, mais do que pelo desempenho em campo. Na rápida passagem de quatro meses pela Ilha do Retiro, acumulou 12 penalidades no clube, que totalizaram 7.840 reais. Acabou sendo afastado em 6 de novembro.

A negociação está avançada, conforme informação divulgada inicialmente pela ESPN e confirmada pelo ge. Derik pertence ao Dourado e tem contrato válido até o fim de 2028, mas deve encerrar sua passagem pelo clube mato-grossense após duas temporadas e meia. Os valores da transferência ainda não foram divulgados oficialmente.

O atacante chegou ao Cuiabá em 2023, por empréstimo do Ponferradina, da Espanha, e foi adquirido em definitivo em 2024 por 1.176.500,00 euros, aproximadamente 6,3 milhões de reais na cotação da época.

O jogador atua tanto como centroavante quanto pelas pontas. A direção do Inter buscava no mercado reforços para as duas posições. Revelado pelo Resende, Derik teve duas experiências em Portugal, onde jogou por Académica e Moreirense. Na Espanha, defendeu o Ponferradina, antes de retornar ao Brasil em 2023 para atuar pelo Cuiabá.

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

50 pessoas já votaram