Com as SAF's 'jorrando' dinheiro quase que ilimitado em diversos clubes do Brasil, no Beira-Rio, já existem discussões sobre a busca por "novas formas de financiamento", que poderiam incluir a adoção de uma SAF, tendo em vista o cenário financeiro complicado que há mais de década se vive no clube. O presidente Alessandro Barcellos, não apoia pessoalmente a transformação do Inter em uma SAF, mas confirma que o modelo financeiro atual está esgotado.
“Em termos de investimento e competitividade, hoje estamos apenas sobrevivendo. Mas até quando conseguiremos sustentar isso? (...) O Inter precisa avaliar o seu futuro e encontrar alternativas. Eu não acho que a SAF é a solução para o nosso clube. A SAF é só um dos meios que já existem, mas há outros. Temos que estudar os modelos de SAF que existem, pois outros clubes já estão fazendo isso”, questionou Barcellos durante entrevista à Rádio Guaíba, na quarta-feira.
Um dia antes, a Rádio Gaúcha, Barcellos havia ido pelo mesmo caminho, questionando qual rumo o clube deve tomar a longo prazo: "É importante dentro de um novo modelo do futebol brasileiro, no qual a gente olha a tabela de classificação e vê ali entre os 10 primeiros talvez 80% das equipes constituídas de modelos com uma capacidade de investimento importante. A gente precisa abrir os olhos para isso".