Texto por Colaborador: Redação 10/11/2025 - 01:25

Claudio Taffarel, campeão mundial em 1994 e atual preparador de goleiros da Seleção Brasileira, criticou duramente o ex-goleiro e treinador Leão após declarações polêmicas feitas durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, realizado na última terça-feira (4).

O episódio ganhou repercussão depois que Leão afirmou publicamente, na presença do técnico italiano Carlo Ancelotti, que não aprecia treinadores estrangeiros comandando equipes no Brasil. O ex-goleiro declarou que sempre manteve essa posição e que não mudaria de opinião, mencionando inclusive o presidente da Federação Brasileira de Treinadores, Mancini, como exemplo. Leão chegou a dizer que não suportava e continuava não suportando técnicos estrangeiros no país, e que os treinadores brasileiros eram culpados por essa "invasão" de profissionais de fora. O ex-jogador e treinador Zé Mário, presente ao evento, foi citado como testemunha de que essa sempre foi a opinião de Leão.

As declarações foram apoiadas por Oswaldo de Oliveira, que também se posicionou contra a presença de estrangeiros no comando da Seleção e no futebol brasileiro.

Em resposta às falas de Leão, Taffarel usou as redes sociais para relembrar a passagem de ambos pelo Atlético-MG em 1997, quando o ídolo colorado ainda era jogador e Leão comandava a equipe mineira. O preparador de goleiros, que defendeu a Amarelinha em três Copas do Mundo (1990, 1994 e 1998), não poupou críticas ao ex-colega de profissão.

— Bah, Leão, menos. Tu não pode falar nada do Ancelotti. Foi o treinador mais arrogante e prepotente com quem trabalhei. Desde que chegou ao Galo tentou me sacanear. Tu foi um bom goleiro, não precisava ter tanta inveja assim de mim — escreveu Taffarel.

O preparador de goleiros foi além e relembrou o comportamento de Leão durante o período em que trabalharam juntos, acusando-o de menosprezar funcionários e pessoas que estavam hierarquicamente abaixo dele.

— Infelizmente tenho péssimas lembranças do teu trabalho, menosprezando funcionários e todos que estavam abaixo de ti. Fica quieto um pouco — completou.

Até o momento, Carlo Ancelotti não se manifestou sobre a polêmica. O treinador italiano está em Londres, na Inglaterra, onde iniciará nesta segunda-feira a preparação da Seleção Brasileira para os amistosos contra Senegal e Tunísia.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram