Texto por Colaborador: Redação 31/03/2021 - 17:55

Segundo a coluna do Marcelo Barreto do o Globo, três clubes brasileiros chegaram ao bilhão de reais em dívidas. Botafogo, Corinthians e Atlético-MG anunciaram balanços que atingiram ou chegaram perto da marca — e em nenhum deles estão considerados os gastos com construção de estádio.

Segundo o jornalista, esse patamar foi atingido num período de sucessivas benesses do poder público. No Brasil, clubes de futebol tiveram, entre a Timemania e o Profut, uma série de perdões de dívida com a qual empresas e cidadãos sequer podem sonhar. Suas diretorias contaram sempre, também, com a lentidão do sistema judiciário, que arrasta processos trabalhistas de um mandato para outro. Assim surgiram casos como o da dívida de um milhão de reais contraída pelo São Paulo, que na hora de pagar já estava em 15 — a cargo, claro, de outro presidente, e não do que a contraiu.

Na coluna, o jornalista também ressalta que para chegar ao bilhão de dívida o futebol brasileiro escolheu um modelo de profissionalismo pela metade, privilegiando sempre o aspecto do jogo, da competição, da obsessão por títulos. O importante, sob esse ponto de vista, sempre foi gastar. Arrecadar parecia secundário — basta ver por quanto tempo os dirigentes acreditaram que vender direitos de transmissão para a TV era prejudicial, porque tirava público dos estádios. Entrou no negativo? Vende um jogador que resolve — e quando o mercado externo se abriu de vez para a chegada de estrangeiros, depois da Lei Bosman, virou a tábua de salvação.É uma receita bilionária às avessas, a cultura perfeita para a fermentação da dívida. E chegou a tal ponto que põe em cheque até a transformação em empresa, que os próprios clubes passaram a ver como a única solução para sair do buraco. Se você tivesse dinheiro para investir no futebol, preferiria um clube tradicional com um débito gigantesco ou um pequeno ou médio com as contas equilibradas? É a pergunta de um bilhão de reais.

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

15 pessoas já votaram