Em entrevista na noite desta quinta-feira (6) ao programa Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha, o vice de futebol Emílio Papaléo Zin, avaliou a situação do volante Edenílson, ligado há semanas ao Atlético-MG. Conforme o dirigente, o meio-campista se reapresentará normalmente no Beira-Rio para pré-temporada, enquanto o SCI não recebeu nenhuma proposta oficial do Galo, estando ainda supostamente satisfeito em Porto Alegre.
"O Edenilson é jogador do Inter e se reapresenta na semana que vem junto com o grupo. Ele é fundamental para o time, sendo um dos melhores da posição no futebol brasileiro. Uma eventual negociação só irá avançar se for efetivamente positiva para o clube e para o atleta. Na minha mesa, não chegou nenhuma proposta oficial do Atlético-MG (...) São incontáveis os momentos em que, buscando valorizar o jogador que está sob seu guarda-chuva, um empresário x ou y acaba ventilando tal informação para valorizar o jogador. Não gosto desse tipo de expediente. Sinceramente, vejo Edenilson extremamente satisfeito no Inter, que o ajudou, junto com seus méritos, a chegar à Seleção Brasileira" disse o cartola.
Por outro lado, o portal do UOL crava nesta noite quinta que o camisa 8 já tem um acerto alinhado com os mineiros. De olho em seguir sendo lembrado por Tite na seleção brasileira, o jogador entende que a projeção dada pelo Galo seria maior do que a que tem em Porto Alegre. Ainda de acordo com o jornalista Marinho Saldanha, o atleta já manifestou seu desejo de se transferir e cobra um "acordo verbal" feito em 2020 que previa sua liberação em caso de proposta interessante de transferência.