Após um Gauchão de falas amenas e criticas pontuais por parte de toda direção colorada, o SCI chegou ao seu limite. Na mira: a RBS e sua postura claramente parcial. Costumeiramente passando pano para as declarações de cartolas gremistas (mesmo quando ameaçam o CPF de indivíduos e o próprio Juventude dias antes da semifinal), por outro lado seus profissionais de imprensa atacaram diretamente as afirmações de D'alessandro e Bisol (sobretudo após o GreNal 444), feitas sem nenhuma prerrogativa externa a das 4 linhas. Após a classificação garantida as finais, Alessandro Barcellos também não poupou críticas à arbitragem de Anderson Daronco após a validação do gol de bicicleta de Gustavo Martins, no Alfredo Jaconi. Confira abaixo os principais trechos:
"Somos a melhor campanha do Gaúchão, estamos invictos, o maior aproveitamento da Séria A. Senti que teve muita pauta negativa."
Críticas à RBS e Grêmio: “Os três primeiros jogos que o Internacional teve, a intervenção do VAR, foram extremamente criticados pela direção do rival e por uma boa parte da imprensa, que sustenta esta narrativa. Porque se não tivesse sustentação, a narrativa não iria continuar.
Nós tivemos um episódio também lamentável, e eu não quero perder a cronologia, quando o nosso diretor esportivo, o D’Alessandro, que tem a função de se relacionar com a comissão técnica e com o grupo de jogadores, como fez hoje e como fez em todos os jogos, quando termina o jogo ele entra no campo para cumprimentar os jogadores. Ele foi acusado, nas duas primeiras rodadas, de ter entrado no campo para provocar a arbitragem. Aí ele foi corretamente, em off, dizer que não tinha feito aquilo, e covardemente foi atacado nos microfones. Covardemente foi atacado. Isso tudo sustenta a narrativa. Porque, sem sustentação, a narrativa morre.
Não feliz com tudo isso, nós, de forma muito ponderada e educada, discordamos da arbitragem do clássico Grenal da fase classificatória. Discordamos do pênalti que, na nossa opinião, foi interpretativo e discordamos, mais ainda, da expulsão do Roger. Porque, de um lado, o auxiliar técnico fala “tá de sacanagem” e é expulso; do outro lado falam palavrões que eu não vou repetir aqui, em homenagem ao torcedor e àquele que está escutando depois da meia-noite, e nada acontece. E o que acontece no outro dia? Uma narrativa de novo, de que o Internacional estaria condicionando a arbitragem.
Quarta-feira, jogo em Juiz, nosso diretor esportivo dá uma entrevista com palavras cuidadosas, com o objetivo de preservar o que, aliás, acontece em qualquer tribunal: juízes que têm alguma relação com aqueles que estão sendo julgados se dizem impedidos de julgar. E isso é normal. Não é falta de normalidade, o cara não tem má-fé. Foi nesse sentido a fala.
Foi pedido, durante o jogo, já se saem matérias publicadas dizendo que era, vou usar as palavras aqui para que todo mundo saiba, uma entrevista desastrosa. E no outro dia, não para surpresa, talvez de alguns, mas para nós não, o presidente da federação é convocado a dar uma entrevista. E, ao ser convocado a dar essa entrevista, é pedido inclusive que processasse o D’Alessandro. Vejam bem, e eu vou chegar no final.
Passa isso, vem o jogo do nosso rival contra o Juventude. Um pênalti que foi discutido, e depois que saíram os áudios do VAR, todo mundo começou a dizer: “pegou na bola”. Discutível. Se fala palavras e o Bisol já usou nas suas entrevistas, eu não gravei elas, mas vou dizer: assalto. Vamos no CPF das pessoas, vamos invadir o Jaconi, mesmo quem não tem ingresso. Constrangeu. Vocês viram o que tinha hoje no Jaconi? Ou não constrangeu?
O presidente, que é meu amigo, Fábio, do Juventude, não deu uma entrevista antes do jogo, dizendo para os torcedores se protegerem no dia do jogo. E aí, o que acontece? Nada. Ninguém convocou o presidente para dar entrevista. Aí o presidente constrangido da Federação Gaúcha de Futebol dá uma entrevista. Constrangido. E nada muda.
Vocês viram o VAR de hoje? No Jacone? Aquilo, sim, colocou um time na final. O Simon, o Gaciba e o Paulo César de Oliveira, que são ex-árbitros, todos foram unânimes em dizer que aquilo era falta e não poderia ter dado gol. Só quem disse que tinha que ser gol é alguém que nunca apitou, nunca entrou em campo. Não apitou nada. Esse diz que foi. Aliás, parece que agora me disseram que se enganou, pediu desculpas, porque olhou um ângulo que não existia.
Gente, vou repetir aqui: identificados com seus clubes é do jogo e a gente respeita, porque bota a cara. Agora, aqueles que se escondem atrás de uma imparcialidade que não existe pra sustentar a narrativa… O torcedor colorado que está me acompanhando, fique ligado. Os conselheiros, aqueles que ocupam espaço na imprensa, são duas semanas de ocupação de espaço e contra-narrativa. Nós não vamos aceitar.
E o que foi feito até agora é uma vergonha. É uma vergonha. Colocaram o campeonato sob suspeita e nada aconteceu. O treinador foi expulso e foi à coletiva, quando é proibido. E vai ficar todo mundo quieto e dizer que é a mesma coisa, que o que o Bisol disse e o D’Alessandro é igual a essa bandalheira que fizeram? Vai todo mundo dizer que é a mesma coisa? Que está no mesmo nível? Desculpa, mas isso está no limite.
E o jogo terminou onde provavelmente queriam que terminasse essa narrativa: na delegacia. Foi assim que terminou o jogo. Nós vamos jogar bola. Nosso torcedor está de parabéns. Hoje deu um show e vai dar um show nas duas finais. E nós vamos trabalhar muito para ganhar esse campeonato”
"Do nosso lado não tem desespero nenhum, nós só não vamos ficar quietos.. Vocês viram o VAR de hoje no Jaconi? Aquilo, sim, colocou um time na final."
Sobre venda de Thiago Maia: "Thiago Maia saiu do grupo para ser negociado. Temos documentos do Santos com a proposta, com as garantias, que é o problema. Pelo que eu estou vendo, o Flamengo está preferindo ficar com o Inter de credor do que com o Santos. Definimos que até terça-feira, se a negociação não estiver resolvida, o Thiago Maia se reapresentará com o grupo."
Arbitragem: "Nós sempre tivemos preocupação com a arbitragem. A arbitragem em todo o Brasil é ruim.... Os árbitros erram. Não acredito que venham para o jogo de má fé. Mas, creio que erram, muitas vezes, por serem condicionados. Esperamos que haja uma boa arbitragem nas finais. Não podemos deixar que este seja o assunto nestas duas próximas semanas."
Sobre a janela de transferências dos estaduais: "Provavelmente teremos novidades em relação a esse mercado."
19/04
04:00
Inter analisa candidatas para comando técnico do time feminino
19/04
01:00
Jovem volante do Internacional é chamado para defender Gana no torneio continental sub-20
19/04
00:54
Antes de vir ao Beira-Rio, Nacional vence pelo torneio local
18/04
20:13
Interino deve colocar Grêmio com novidades no GreNal
18/04
18:13
GreNal pode ter um dos piores públicos da história do clássico na Arena
18/04
15:30
Inter encerra preparação para o Gre-Nal 447: confira o provável time
18/04
15:00
Inter demite Jorge Barcellos após início ruim no Brasileirão Feminino
18/04
13:26
"Tá jogando muita bola": Sobis exalta momento de Aguirre no Inter
18/04
11:50
Paulo Nunes vê Palmeiras, Flamengo e Inter como favoritos ao título do Brasileirão
18/04
11:13
Balanço financeiro revela dependência do Inter na venda de jogadores e déficit de R$ 34,4 milhões em 2024
18/04
10:55
Neto mantém Inter entre favoritos ao título e destaca superioridade física do Palmeiras
18/04
10:00
Müller ficou honrado com interesse do Inter, diz jornalista alemão
18/04
05:00
Grêmio x Internacional: escalações, estatísticas, onde assistir e arbitragem
18/04
03:35
Rumor sobre Thomas Müller no Inter surpreende direção colorada e é prontamente negado
18/04
01:29
Inter somou 18 mil seguidores de Janeiro a Fevereiro nas redes sociais
17/04
21:22
Grêmio abre conversas com Mano Menezes após saída de Quinteros; James Freitas comanda Gre-Nal 447
17/04
19:31
CBF confirma arbitragem para o GreNal na Arena: veja seus números
17/04
19:23
Campanha terrível se mantém: Coloradas perdem mais uma no Brasileiro