Com o Colorado já confirmado na Copa Libertadores 2021 (matematicamente na pré), ainda no ano passado, onze locais se candidataram a receber a final única da próxima edição e são quatro os estádios brasileiros possíveis. Além do Beira-Rio, a Arena da Baixada, em Curitiba, e a Neo Química Arena e o Morumbi, ambos de São Paulo, também concorrem.
Desde 2019 as finais da Copa Libertadores - e Sul-Americana - são em um estádio neutro e em uma única partida, sendo a Conmebol quem decide onde serão definidas as competições continentais. A primeira Copa Libertadores disputada desta forma teve inicialmente o Estádio Nacional do Chile como sede da final, mas por problemas sociais, a partida acabou sendo no Estádio Monumental de Lima. A de 2020 encerrada em janeiro de 2021 e com o Palmeiras como vencedor sobre o Santos, ocorreu no Maracanã.
Tendo em vista que a última decisão foi disputada no Brasil, especula-se que seja difícil acreditar que serão dois anos consecutivos jogado no mesmo país, enquanto existam vários estádios na corrida.
Durante a semana, os jornais "Clarín" e "Olé", alguns dos principais diários da Argentina, apontaram uma visita recente de técnicos da confederação ao estádio como um indicativo de que a casa do Boca Juniors pode estar entre as favoritas à sede. Localizada em Buenos Aires, a Bombonera tem capacidade para 54 mil torcedores. O "Olé" listou alguns estádios que estariam na briga para sediar as finais de Libertadores e Sul-Americana. São eles: Monumental de Núñez (River Plate), Libertadores da América (Independiente), Avellaneda (Racing), Mario Alberto Kempes, Arena da Baixada (Athletico), Beira Rio (Internacional), Arena Corinthians, Morumbi (São Paulo), Nacional do Chile e Monumental (Barcelona de Guayaquil). Alguns deles estendem as candidaturas para 2022 e 2023. Além de 2021, a Conmebol também vai anunciar as sedes de 2022 e 2023.
Confira todos os candidatos a receber a decisão do torneio mais importante do continente!
UOL: Gabriel Carneiro