Texto por Colaborador: Redação 26/11/2025 - 02:30

O Fair Play Financeiro do futebol brasileiro contará com três fiscalizações anuais realizadas pela CBF, com período de transição até 2030. Apesar de alguns clubes terem solicitado estender o prazo de adaptação por até 10 temporadas, o Grupo de Trabalho da CBF manteve firme o período de quatro temporadas. Os clubes terão até 2029 para se adequar completamente às regras do Sistema de Sustentabilidade Financeira. Os clubes precisarão registrar contratos de atletas, transações e dívidas em uma plataforma da entidade para conseguir inscrever jogadores. O sistema será integrado à plataforma da FIFA para garantir transparência nas operações.

As fiscalizações ocorrerão em três datas específicas: 31 de março, 31 de julho e 30 de novembro. A aplicação do regulamento começará a partir de 2026. Caso as exigências não sejam atendidas, sanções graduais estão previstas para permitir que os clubes se adequem de maneira equilibrada.

As punições previstas incluem advertência, multa, retenção de receita, proibição de contratar jogadores, perda de pontos, rebaixamento e cassação de licenças.

O controle de dívidas do Sistema de Sustentabilidade Financeira da CBF funcionará em dois formatos distintos. As dívidas novas, contraídas a partir de 1º de janeiro de 2026, terão controle imediato e poderão sofrer sanções rápidas. O monitoramento será realizado nas três janelas anuais, o que significa que eventuais punições podem ser aplicadas mais rapidamente.

Já as dívidas antigas, anteriores a janeiro de 2026, deverão ser quitadas até 30 de novembro de 2026. Importante destacar que isso não significa que os clubes terão que pagar integralmente os débitos, mas sim manter em dia as parcelas acordadas.

Para registrar um jogador no Boletim Informativo Diário, os clubes terão que cadastrar todas as transações na plataforma. O objetivo é viabilizar a troca de informações entre clubes e CBF, além de dar transparência aos processos. Essa medida do Sistema de Sustentabilidade Financeira da CBF será implementada a partir da próxima temporada.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram