Texto por Colaborador: Redação 07/02/2026 - 02:00

A Série A do Brasileirão pode passar por transformações profundas nos próximos anos. O Globo revelou que a CBF planeja debater redução de quatro para três rebaixados, além da possibilidade de diminuir o número de participantes de 20 para 18 clubes.

Times como Vasco, Santos, Internacional, Grêmio, Bahia e Vitória já se posicionaram favoravelmente à redução dos rebaixados.

Uma das possibilidades levantadas envolve a criação de playoffs. O antepenúltimo colocado da Série A jogaria contra o terceiro colocado da Série B. Nesse formato, apenas os dois últimos da primeira divisão cairiam diretamente, enquanto o antepenúltimo ainda teria chance de permanência.

A ideia é que qualquer mudança seja implementada de forma progressiva. O número atual de rebaixados está em vigor desde 2004, quando quatro clubes caíram pela primeira vez no futebol brasileiro.

Novos encontros ainda não têm data para ocorrer, muito menos a aplicação de possível redução.

O tema do número de rebaixados foi levantado por alguns presidentes de clubes da Série A nos últimos anos e esteve presente em reunião realizada em março do ano passado, quando Ednaldo Rodrigues ainda era presidente da CBF. Samir Xaud assumiu em maio de 2025 e o assunto ganhou força.

Outros temas que a CBF promete colocar em pauta são o uso do gramado sintético, outra polêmica do futebol brasileiro, e ainda a possível redução do número de estrangeiros. Atualmente, são permitidos nove relacionados por partida. Houve manifestações recentes para diminuir esse número por entendimento de que prejudica a formação de jovens atletas no futebol brasileiro.

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

61 pessoas já votaram