Texto por Colaborador: Redação 16/02/2023 - 00:00

A Série A do Campeonato Brasileiro vai continuar com quatro clubes rebaixados na edição de 2023. Em Conselho Técnico realizado na última terça-feira, no Rio de Janeiro, os clubes e a CBF decidiram adiar a discussão sobre a diminuição para três equipes rebaixadas.

O argumento é de que a mudança afeta diretamente os clubes das outras divisões (Séries B, C e D). O assunto será debatido no futuro. Dos chamados '12 grandes', Corinthians, 17º em 2007, Internacional, 17º em 2016, Cruzeiro, 17º em 2019, Vasco, 17º em 2020, e Grêmio, 17º em 2021, não teriam caído caso o regulamento já existisse.

- Fere direitos adquiridos e também porque não houve uma anterioridade na discussão do assunto. Não podemos ir para uma competição que inicia hoje com o regulamento, onde os clubes rebaixados em 2022, sabendo que teriam condições de subir quatro, e depois de última hora serem três - afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Além disso, em nota divulgada nesta terça à tarde, os 20 clubes da Série B se posicionaram contra a mudança. Se o regulamento fosse modificado, o número de vagas na elite também diminuiria.

- Isso abriria discussões de judicialização por aqueles que se julgassem prejudicados. Não podemos discutir rebaixamento só com clubes da Série A porque tem impacto na Série B, C e D - acrescentou o presidente.

A ideia de diminuir a quantidade de equipes rebaixadas teve início com parte dos clubes e chegou a ganhar força na segunda-feira. A alteração, porém, precisava da aprovação da CBF.

Via GE

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

170 pessoas já votaram