Texto por Colaborador: Redação 20/08/2025 - 02:56

Buscando alívio no calendário brasileiro, a CBF está negociando com a Conmebol a retirada dos dois clubes nacionais da fase preliminar da Libertadores. Em contrapartida, a entidade quer conseguir uma sexta vaga direta na fase de grupos do torneio.

A proposta já foi apresentada à entidade sul-americana como parte do plano de remodelação do calendário nacional. O objetivo é reduzir o excesso de jogos dos times brasileiros e liberar datas para redistribuir entre os demais campeonatos.

"A gente tem uma conversa com a Conmebol a respeito das nossas datas de pré-Libertadores. Se você parar para analisar, na pré-Libertadores tem sido brasileiro contra brasileiro, né? Então, praticamente a gente tem uma vaga direta. É em cima disso que estamos conversando", explicou Samir Xaud, presidente da CBF, ao videocast "Toca e Passa", do jornal O Globo.

## Confrontos entre brasileiros motivam mudança

Atualmente, o Brasil possui direito a sete representantes na Libertadores. Cinco classificam-se diretamente para a fase de grupos - quatro pelo Campeonato Brasileiro e um pela Copa do Brasil - além dos dois que disputam a pré-Libertadores. Nos últimos seis anos consecutivos, o país ainda garantiu um oitavo representante na vaga do atual campeão.

Uma das principais reclamações de Samir Xaud é que nas duas últimas edições o chaveamento da pré-Libertadores colocou os dois times brasileiros para se enfrentarem na terceira fase, impedindo automaticamente que o país tivesse dois representantes a mais na fase de grupos.

Em 2024, o Botafogo avançou após eliminar o Bragantino. Já neste ano, a eliminação precoce do Corinthians impediu o que seria um confronto nacional com o Bahia.

"Se você parar para analisar, na pré-Libertadores tem sido brasileiro contra brasileiro, né? Então, praticamente a gente tem uma vaga direta. É em cima disso que estamos conversando", reforçou Xaud.

## Mudanças graduais no calendário

As conversas com a Conmebol seguem em andamento, mas ainda não há previsão de quando a alteração, se aprovada, passaria a valer. Dentro da CBF, existe o entendimento de que o alívio no calendário buscado não será alcançado de uma temporada para outra.

A única alteração confirmada para o próximo ano é a redução dos Campeonatos Estaduais. Ao contrário das atuais 16 datas, o calendário prevê 11 para 2026. Esse enxugamento, porém, valerá apenas para estados que possuem representantes nas Séries A e B do Brasileiro. Os demais terão período de realização maior.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram