Texto por Colaborador: Redação 18/01/2023 - 23:36

Os jornalistas Martín Fernandez e Raphael Zarko, do GE, informaram na quarta-feira (18) que a CBF pretende apresentar à Conmebol candidaturas brasileiras a sedes das finais em jogo único da Copa Libertadores, marcada para o dia 11 de novembro, e da Copa Sul-Americana, em 28 de outubro.

Os cartolas avaliam que o país tem diversas cidades com estrutura de hospedagem, aeroportos e estádios em condições de receber as duas partidas sem causar transtornos para torcedores de qualquer parte do continente.

A Conmebol ainda não definiu quando vai tomar tais decisões — é muito provável que seja em alguma reunião de Conselho a ser realizada no primeiro semestre.

No caso da Copa Libertadores, alguns fatores movem essa intenção da CBF. As últimas três finais foram disputadas exclusivamente por times brasileiros: Flamengo x Athletico em 2022, Palmeiras x Flamengo em 2021, Santos x Palmeiras em 2020.

Nas duas mais recentes (em Guayaquil-2022 e Montevidéu-2020) houve dificuldade de deslocamento para torcedores brasileiros. A anterior, que foi no Maracanã (edição de 2020, disputada em janeiro de 2021), teve que ser sem público por causa da Covid.

A Conmebol tampouco fechou o período de apresentação de candidaturas. São as próprias cidades interessadas que devem se apresentar, com o endosso das associações nacionais de futebol. Reentemente, o repórter Sérgio Du Bocage, da TV Brasil, cravou que a final da Copa Libertadores 2023 seria disputada na Colômbia ou na Argentina. 

 

Categorias

Ver todas categorias

Tu gostou da nova camisa titular de 2024?

Sim

Votar

Não

Votar

312 pessoas já votaram