Ednaldo Rodrigues é o novo Presidente da CBF. O dirigente foi eleito nesta quarta-feira (23) por unanimidade entre os presentes na votação, que contou com participação das federações estaduais e dos clubes da Séries A e B do Brasileirão. Ele comandará a gestão da entidade pelo quadriênio de 2022 a 2026.
Momentos após a confirmação do resultado, na Casa do Futebol Brasileiro, Ednaldo Rodrigues tomou posse como Presidente da CBF, ao lado de seu Conselho de Administração, que contará com oito vice-presidentes. São eles: Antônio Aquino Lopes, Fernando Sarney, Francisco Noveletto, Hélio Cury, Marcus Vicente, Reinaldo Carneiro Bastos, Roberto Góes e Rubens Lopes. Juntos, eles compuseram a chapa "Pacificação e Purificação do Futebol Brasileiro", que venceu o pleito.
Após tomar posse, Ednaldo Rodrigues deixou uma mensagem de unificação para toda a comunidade do futebol brasileiro, representada pelos presidentes de clubes e federações presentes:
"Que esta entidade seja dos filiados, das federações, dos clubes da Série A, da B, da C, da D, do futebol brasileiro. E que nenhuma interferência externa possa subjugar este trabalho. Neste momento, quero agradecer a todos vocês de uma forma penhorada, por esse apoio, por esse decisivo não ao preconceito. E dizer que, juntos, queremos construir um futebol brasileiro que seja de pureza, de transparência, em que os clubes possam ter voz, não só votos. Que eles desenhem o que é melhor para todos eles. Que as federações coloquem seus nomes na modernidade do futebol brasileiro", afirmou o Presidente da CBF.
Nesta quarta-feira (23), a sede da CBF recebeu os presidentes convidados para participar da Assembleia Geral Eleitoral. Estiveram presentes representantes das Federações Estaduais de Futebol e dos clubes que disputarão as Séries A e B do Campeonato Brasileiro em 2022. Cada dirigente teve direito a um voto, com regras definidas previamente em Assembleia Geral Extraordinária realizada no último dia 7 de março.
Conforme estabelecido, os votos das Federações tiveram peso 3, os clubes da Série A representavam peso 2 e os clubes da Série B tinham peso 1. Todos os votantes escolheram pela chapa "Pacificação e Purificação do Futebol Brasileiro", que era candidata única no pleito. As únicas ausências ficaram por conta da Federação Alagoana de Futebol e da Associação Atlética Ponte Preta. Além de Ednaldo Rodrigues, também foram eleitos os oito vice-presidentes da CBF para os próximos quatro anos, de acordo com a inscrição da chapa regulamentada na última sexta-feira.
No início da tarde, Ednaldo Rodrigues foi empossado como novo Presidente da CBF. O dirigente assinou o termo de posse ao lado de seus vice-presidentes.
A eleição de Ednaldo, porém, será motivo de disputa nos bastidores. Isso porque, na véspera da votação, o Tribunal de Justiça de Alagoas, na figura do juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira, da 1ª Vara Cível de Maceió, conseguiu a suspensão do pleito.
A CBF, no entanto, manteve a votação normalmente, mesmo com a multa de R$ 50 mil prevista pela Justiça. A ideia da entidade era, após confirmar a vitória de Ednaldo Rodrigues, discutir a situação paralelamente na Justiça. O plano da CBF é recorrer à segunda instância do Tribunal de Justiça de Alagoas. Caso não consiga derrubar a liminar no TJ-AL, a entidade promete ir ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Ednaldo Rodrigues vai suceder Rogério Caboclo, afastado definitivamente no mês passado por causa de denúncias de assédio sexual e moral contra funcionários reveladas por reportagens do ge.
Assessoria CBF e ESPN BR
21/11
18:06
Vitorifo Piffero e Pedro Affatato condenados a 12 anos por desvios do clube em nova decisão da Justiça
21/11
12:38
Inter projeta economia milionária com possíveis saídas em 2025
21/11
12:12
Ivan reflete sobre recuperação e expectativas no Inter após 10 meses afastado
21/11
04:25
Inter estaria perto de primeiro reforço para 2025
21/11
01:00
Camisa enlameada do Inter inspira ação solidária do Levante na Espanha
21/11
00:59
Inter confirma vaga na Libertadores 2025: resta saber se direta ou indireta
21/11
00:43
Vasco x Internacional: escalações, onde assistir e arbitragem
21/11
00:33
Raio X: grande visitante, Inter encara um mandante de respeito
21/11
00:32
Portal avalia chances e favoritismo entre Vasco e Inter
20/11
18:28
Confira relacionados para Vasco x Inter: Thiago Maia fora
20/11
18:10
Confira provável XI do Vasco contra o Inter
20/11
13:14
Inter encerra preparação para duelo com o Vasco: confira o provável time
20/11
13:11
Fabrício admite saída do Inter: "Clube não me procurou"
20/11
11:08
Barcellos revela que não manter Abel Braga foi a decisão mais difícil como presidente do Inter
20/11
10:00
Inter define futuro de Alario e analisa saída de outros jogadores para 2025
20/11
09:00
Com bate-papo com Roger Machado, Inter promove desenvolvimento e integração das comissões técnicas do Clube
20/11
06:54
Alisson cotado para ser negociado pelo Liverpool
20/11
03:07
Ele voltou: Valencia marca golaço em vitória sobre a Colômbia de Borré