Alex Ramos/CBFEdnaldo Rodrigues é o novo Presidente da CBF. O dirigente foi eleito nesta quarta-feira (23) por unanimidade entre os presentes na votação, que contou com participação das federações estaduais e dos clubes da Séries A e B do Brasileirão. Ele comandará a gestão da entidade pelo quadriênio de 2022 a 2026.
Momentos após a confirmação do resultado, na Casa do Futebol Brasileiro, Ednaldo Rodrigues tomou posse como Presidente da CBF, ao lado de seu Conselho de Administração, que contará com oito vice-presidentes. São eles: Antônio Aquino Lopes, Fernando Sarney, Francisco Noveletto, Hélio Cury, Marcus Vicente, Reinaldo Carneiro Bastos, Roberto Góes e Rubens Lopes. Juntos, eles compuseram a chapa "Pacificação e Purificação do Futebol Brasileiro", que venceu o pleito.
Após tomar posse, Ednaldo Rodrigues deixou uma mensagem de unificação para toda a comunidade do futebol brasileiro, representada pelos presidentes de clubes e federações presentes:
"Que esta entidade seja dos filiados, das federações, dos clubes da Série A, da B, da C, da D, do futebol brasileiro. E que nenhuma interferência externa possa subjugar este trabalho. Neste momento, quero agradecer a todos vocês de uma forma penhorada, por esse apoio, por esse decisivo não ao preconceito. E dizer que, juntos, queremos construir um futebol brasileiro que seja de pureza, de transparência, em que os clubes possam ter voz, não só votos. Que eles desenhem o que é melhor para todos eles. Que as federações coloquem seus nomes na modernidade do futebol brasileiro", afirmou o Presidente da CBF.
Nesta quarta-feira (23), a sede da CBF recebeu os presidentes convidados para participar da Assembleia Geral Eleitoral. Estiveram presentes representantes das Federações Estaduais de Futebol e dos clubes que disputarão as Séries A e B do Campeonato Brasileiro em 2022. Cada dirigente teve direito a um voto, com regras definidas previamente em Assembleia Geral Extraordinária realizada no último dia 7 de março.
Conforme estabelecido, os votos das Federações tiveram peso 3, os clubes da Série A representavam peso 2 e os clubes da Série B tinham peso 1. Todos os votantes escolheram pela chapa "Pacificação e Purificação do Futebol Brasileiro", que era candidata única no pleito. As únicas ausências ficaram por conta da Federação Alagoana de Futebol e da Associação Atlética Ponte Preta. Além de Ednaldo Rodrigues, também foram eleitos os oito vice-presidentes da CBF para os próximos quatro anos, de acordo com a inscrição da chapa regulamentada na última sexta-feira.
No início da tarde, Ednaldo Rodrigues foi empossado como novo Presidente da CBF. O dirigente assinou o termo de posse ao lado de seus vice-presidentes.
A eleição de Ednaldo, porém, será motivo de disputa nos bastidores. Isso porque, na véspera da votação, o Tribunal de Justiça de Alagoas, na figura do juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira, da 1ª Vara Cível de Maceió, conseguiu a suspensão do pleito.
A CBF, no entanto, manteve a votação normalmente, mesmo com a multa de R$ 50 mil prevista pela Justiça. A ideia da entidade era, após confirmar a vitória de Ednaldo Rodrigues, discutir a situação paralelamente na Justiça. O plano da CBF é recorrer à segunda instância do Tribunal de Justiça de Alagoas. Caso não consiga derrubar a liminar no TJ-AL, a entidade promete ir ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Ednaldo Rodrigues vai suceder Rogério Caboclo, afastado definitivamente no mês passado por causa de denúncias de assédio sexual e moral contra funcionários reveladas por reportagens do ge.
Assessoria CBF e ESPN BR
05/12
04:30
Barcellos avalia deixar presidência do Inter independente do resultado contra o Bragantino
05/12
04:00
Rebaixamento pode levar Inter ao colapso financeiro e até recuperação judicial
05/12
03:00
Especulações sobre comando técnico do Inter em 2026 ganham força, mas clube nega negociações
05/12
02:30
Flamengo mira Vitão para zaga, mas zagueiro prioriza retorno à Europa
05/12
02:00
Inter lidera risco de rebaixamento em rodada final dramática do Brasileirão
04/12
19:43
Conflitos no vestiário expõem desunião do elenco do Inter e aprofundam crise no clube
04/12
13:50
Inter terá de reduzir custos se cair e dois medalhões do elenco devem sair
04/12
13:42
Conselheiros pressionam por renúncia de Alessandro Barcellos
04/12
13:30
Rafael Sobis desabafa após nova derrota do Inter: “É o cúmulo da várzea”
04/12
13:10
Renata Fan critica gestão e pede renúncia de Barcellos após mais um fiasco do Inter
04/12
04:00
Cronistas e jornalistas criticam direção do Inter e lamentam situação às vésperas do rebaixamento
04/12
03:30
Inter precisa vencer Bragantino e contar com combinação de resultados para escapar do rebaixamento
04/12
02:00
Bisol lamenta derrota "horrível" para o São Paulo e faz apelo ao torcedor: "Temos pouco crédito"
04/12
01:00
Abel Braga cobra honra dos jogadores após derrota que deixa clube à beira do rebaixamento
04/12
00:02
Vitão pede desculpas à torcida e garante: "Enquanto tiver 1% de chance, vamos ter 99% de fé"
03/12
22:00
Inter perde mais uma e está praticamente rebaixado
03/12
21:50
Números de São Paulo 3x0 Inter - Brasileirão 2025
03/12
13:40
Inter entra em “final” contra o São Paulo com sete pendurados para a última rodada