Texto por Colaborador: Redação 17/07/2021 - 00:00

O protocolo de retorno do público aos estádios que a CBF elabora há alguns meses é bem parecido com o da Conmebol, divulgado no fim de semana passado: permissão de entrada apenas de pessoas totalmente vacinadas (com duas ou uma doses recebidas, a depender do laboratório) contra a covid-19 ou com exame RT-PCR negativo feito até 48 horas antes do evento, limitação de assentos a até 50% do estádio, obrigatoriedade do uso de máscaras e proibição de venda de bebidas e alimentos. Mas o plano estava sendo trabalhado para setembro, não para agora, segundo Marcel Rizzo, em seu blog no UOL.

A CBF planejava a divulgação do protocolo para agosto e a reabertura dos portões em setembro, no início do 2º turno da Série A do Brasileirão. A confederação não abre mão da isonomia, ou seja, que todos os clubes possam ter torcida ao mesmo tempo, mesmo que em número diferente de assentos liberados (já que cada governo pode determinar uma porcentagem diferente).

Há um acordo entre CBF e clubes de que os presidentes negociem diretamente com seus governos estaduais e prefeituras pela liberação, e isso já começou em alguns estados, como Ceará e Minas Gerais.

São Paulo é um estado-chave porque tem cinco times na Série A, o que representa 25% dos participantes. É fundamental ter o aval do governador João Dória (PSDB), que no início de julho projetou a volta de público para outubro — um pouco além do que a CBF planeja, mas considerado razoável.

No RS, a Prefeitura de Porto Alegre está se movimentando para autorizar o retorno dos torcedores aos estádios da capital gaúcha. Entretanto, a proposta necessita de aprovação do Governo Estado do Rio Grande do Sul. A prefeitura apresentou um documento oficial, mostrando queda nos principais indicadores da pandemia e aguarda a resposta.

A Conmebol já autorizou o retorno dos torcedores aos estádios e no caso do Brasileirão, só será permitido quando todos os clubes puderem contar com o apoio dos torcedores.

Fonte: / UOL

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

167 pessoas já votaram