Texto por Colaborador: Redação 27/06/2021 - 15:17

De acordo com o jornalista Danilo Lavieri, do UOL, os quarenta clubes de Série A e Série B do Brasileirão agendaram uma reunião para discutir a criação da Liga Nacional na próxima segunda-feira (28), em São Paulo, tendo como foco o caminho que todos terão em conjunto daqui para frente. Mas há questões centrais sobre a organização do Brasileirão de 2022. Por exemplo, como pagar o VAR, como montar um novo sistema jurídico e pagar taxas de arbitragem.

Não se fala em mudança de calendário e a proposta passa por, inicialmente, fortalecer a liga empresarialmente. Isto inclui não haver disputas estúpidas entre clubes que podem querer ter mais ou menos dinheiro em negociações contratuais. Deste ponto de vista, é uma vantagem o contrato de televisão só ser negociado em 2024.

A ideia é caminhar em conjunto com a CBF, não com ruptura.

Mas os clubes também vão discutir como participar do processo sucessório da entidade e sobre a escolha do novo presidente, para um mandato tampão, depois do provável afastamento definitivo de Rogério Caboclo. A intenção dos clubes é que a liga organize o Brasileirão a partir de 2022, sem ruptura de contrato.

O desejo pela criação de uma Liga foi oficializada no dia 15 de junho, quando dirigentes de 19 clubes da Série A do Brasileirão entregaram uma carta à CBF solicitando mudanças estatutárias. A CBF, por outro lado, monitora a ação dos clubes, mas vai oferecer resistência à tomada de poder. Ela reconhece que a crise política fragiliza a entidade, mas aposta nas federações para continuar controlando o principal esporte do país.

 

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

15 pessoas já votaram