Texto por Colaborador: Redação 28/03/2023 - 00:00

O Internacional conheceu seu caminho na Libertadores de 2023 nesta segunda-feira (27). Sorteio realizado na sede da CONMEBOL, em Luque-PAR, definiu que o Colorado estará no grupo B da principal competição do continente. Nacional-URU, Metropolitanos-VEN e Deportivo Independiente Medellín-COL serão os adversários do Clube do Povo na chave, cuja disputa ocorrerá entre as semanas dos dias 4 de abril e 29 de junho.

Bicampeão da Libertadores (2006 e 2010), o Colorado disputará a competição pela 15ª vez e volta após ficar ausente no ano passado, quando disputou a Copa Sul-Americana e acabou eliminado nas quartas de final pelo Melgar, do Peru. Na mais recente participação, os gaúchos caíram nas oitavas para o Olimpia. Em ambas, sucumbiu nos pênaltis. 

O Inter debutará como visitante, contra o Independiente Medellín. Na sequência, os comandados de Mano Menezes disputarão dois jogos como mandantes. Primeiro, diante do Metropolitanos. Depois, frente ao Nacional-URU. Já o returno será inaugurado com visitas à Venezuela e ao Uruguai, respectivamente, enquanto a sexta e última rodada do grupo presenciará o DIM no Beira-Rio.

Saiba mais sobre os adversários:

NACIONAL

Enfrentar o Bolso virou algo corriqueiro ao Inter. As equipes já duelaram em quatro edições da Libertadores. Em 1980, os uruguaios derrotaram os gaúchos na final, mas em 2006, o Colorado passou pelo rival para conquistar pela primeira vez a América.

Atual campeão uruguaio, o Nacional não começou bem a temporada 2023. Após não renovar contrato com Pablo Repetto, técnico que levantou a taça do país no último mês de outubro, o Bolso já está sob as ordens de seu segundo treinador. Passado o insucesso de Ricardo Zielinski, Álvaro ‘El Guti’ assumiu a casamata tricolor neste final de março, e estreou com vitória de 3 a 0 sobre o River Plate-URU.

Guti prioriza organizar o time primeiro pela defesa. O técnico recolocou o experiente Diego Polenta na equipe. Sergio Rochet, titular da seleção, é o grande destaque. No comando do ataque, a aposta recai em Emmanuel Gigliotti. O ex-jogador do Independiente, de Avellaneda, tem três gols em nove jogos na temporada. No ano passado, balançou as redes em 14 oportunidades.

METROPOLITANOS

Estreante na CONMEBOL Libertadores, o Metropolitanos-VEN foi fundado em 2011, e conquistou o título do Campeonato Venezuelano no ano passado. O clube manteve a base da equipe que levou a taça, mas não repete o desempenho na atual temporada. Está em penúltimo, com apenas quatro pontos, um a mais que o lanterna Universidad Central de Venezuela.

O Metropolitanos aposta em jovens, que acumulam passagens pela seleção, como Andrés Ferro, Freddy Vargas e Christian Larotonda. O técnico é José María Morr, que comanda o clube há três anos.

O principal nome do time é Charlis Ortíz. O experiente jogador de 36 anos acumula passagens por Deportivo Táchira, Anzoatégui e La Guaira. Assim como a equipe, tenta melhorar o desempenho. Após balançar as redes em 11 oportunidades no ano passado, até o momento só fez um em seis partidas.

IND. MEDELLIN

Vice-campeão do Clausura Colombiano em dezembro passado, o Independiente Medellín-COL será adversário do Clube do Povo pelo segundo ano consecutivo. Rival colorado nos grupos da CONMEBOL Sul-Americana de 2022, o DIM precisou passar pelas fases preliminares da Libertadores em 2023, nas quais superou El Nacional-EQU e Magallanes-CHI por 4 a 3 e 3 a 1, nos respectivos agregados.

Atualmente, aparece apenas em 10º lugar na liga local, com 12 pontos, oito atrás do líder América de Cali. Vem de três jogos invicto, com duas vitórias e um empate. A campanha no nacional decorre dos problemas de lesões enfrentados e o fato de ter priorizado as fases eliminatórias da Libertadores, quando superou El Nacional, do Equador, e Magallanes, do Chile.

O argentino Luciano Pons é o principal jogador do time de David González. Na atual temporada, disputou 13 partidas, com quatro gols e três assistências. Marcou no clássico com o Nacional, no empate em 1 a 1, e fez dois na vitória por 2 a 0 sobre o Magallanes.

 

Categorias

Ver todas categorias

Tu gostou da nova camisa titular de 2024?

Sim

Votar

Não

Votar

130 pessoas já votaram