Texto por Colaborador: Redação 14/10/2025 - 11:00

Faltando menos de dois anos para a Copa do Mundo Feminina de 2027, Porto Alegre intensifica os preparativos para receber o torneio. Nesta segunda-feira (14/10), agentes da Fifa realizaram nova vistoria no estádio Beira-Rio, abordando tanto questões operacionais quanto a mobilidade do entorno.

A secretária extraordinária da Copa, Débora Garcia, destacou a parceria entre o setor público e privado na organização do evento, em entrevista ao portal do ge.com: “Eu sempre participo junto, até para poder ajudar, por mais que o estádio não seja público. É um estádio privado, mas essa parceria está muito boa entre o público e o privado, para poder fazer acontecer. A gente quer que a Copa esteja tudo certo, então a gente tem que estar unido, para poder um auxiliar o outro“, explicou.

Além das inspeções, Porto Alegre realiza visitas a consulados de diversos países para promover a cidade como destino de amistosos e centros de treinamento, envolvendo seleções e clubes locais como Grêmio, Inter e Juventude. A articulação inclui nações vizinhas, como Argentina e Uruguai, e outros países como Itália, Estados Unidos e Polônia.

Débora também reforçou o foco no legado do torneio: “Estamos provocando os clubes sociais a criarem times femininos. Já temos exemplos que implementaram o futsal feminino e o futebol 7. A ideia é realizar um campeonato entre esses clubes no próximo ano“, disse, destacando a websérie lançada sobre a história do futebol feminino gaúcho, “Elas Mudaram o Jogo: A História Não Contada do Futebol Feminino Gaúcho“.

A estrutura para receber as seleções inclui centros de treinamento como Sesc, Pucrs, Hotel Vila Ventura, além de locais em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Canoas. O Centro de Formação de Atletas e Cidadãos (CFAC), do Juventude, também foi indicado e recebeu visitas técnicas da Fifa, que fará novas inspeções antes da definição final das bases das seleções.

Sobre o trabalho com os clubes da cidade, Débora enfatizou: “Nosso contato com as diretorias é diário. A Copa é em Porto Alegre, então precisamos estar juntos, mesmo que os estádios sejam privados. A parceria entre público e privado está funcionando bem.“

A cidade recebeu recentemente a Caravana do Futebol Feminino, que envolveu escolas e a população, reforçando a importância de engajar a comunidade. Débora já planeja o retorno da iniciativa em 2026 para intensificar a preparação para o Mundial:
“Foi tão bom a gente poder receber essa caravana aqui em Porto Alegre. Já estou provocando para 2026 voltar para cá, para as pessoas realmente saberem que Porto Alegre está recebendo a Copa do Mundo feminina“, concluiu.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram