Texto por Colaborador: Redação 19/01/2026 - 04:00

O Internacional viu sua invencibilidade chegar ao fim e sofreu sua primeira derrota no Campeonato Gaúcho. Neste domingo (18), o Colorado abriu o placar, mas acabou virando para o Ypiranga por 2 a 1, no Colosso da Lagoa, pela terceira rodada. Após escanteio, Bruno Henrique acertou um toque primoroso de calcanhar e marcou um golaço.

O time gaúcho sustentou a vantagem até os momentos finais, quando o lateral Nicolas Schulz empatou aos 38 minutos da etapa final, com chute cruzado de fora da área. Quando o empate parecia inevitável, Danielzinho invadiu a área aos 47 e foi derrubado pelo zagueiro Clayton Sampaio: pênalti para o Canário. O atacante Renan Gorne assumiu a cobrança e bateu com categoria, deslocando Ivan e dando a vitória ao Ypiranga.

Após a partida, cronistas esportivos ligados ao clube fizeram duras críticas a jogadores específicos que atuaram no setor defensivo.

Vaguinha, colunista e comentarista de Inter no GZH, não poupou palavras: "O que mais incomodou na derrota do Inter para o Ypiranga, em Erechim, não foi o placar de 2 a 1. Foi uma sensação de déjà vu." O jornalista afirmou que o clube insiste em colocar em campo atletas que todos já sabem que não servem, apenas para confirmar o óbvio, o que cansa o torcedor. Para ele, é melhor observar jovens do sub-20 do que continuar vendo Clayton Sampaio, Alan Benítez ou improvisações que não funcionam.

Vaguinha sugeriu que a estratégia pode ser de Pezzolano para deixar claro que não há mais dúvidas sobre esses jogadores, mas alertou que o custo vem em forma de derrota e ambiente pesado. Sobre Clayton Sampaio especificamente, foi categórico: o zagueiro simboliza um erro grave de gestão, sendo jogador da segunda divisão de Portugal com contrato até 2028 e sem nível para o Inter. "Perder para o Ypiranga dói menos do que insistir que não que já se sabe que não funciona. O torcedor colorado não precisa mais de testes para confirmar fracassos", concluiu.

Fábio Giacomelli, influente colorado no X, lembrou: "Só pra lembrar que o contrato do Clayton Sampaio foi assinado por 52 meses. E destes, ainda faltam 36. O pior tempo do Inter até aqui foi esse segundo contra  oYpiranga. As trocas não deram certo. Inter perdeu o meio, perdeu chances e tomou a virada. Precisaremos de mais dois zagueiros, no mínimo. Além de um lateral-direito."

Nando Rocha, também em sua rede social, apontou: "Nada do que se vê surpreende. Derrota é na conta da herança maldita de jogadores que naufragaram e deveriam estar longe do Beira-Rio. E um pouco no grupo que levaram pra Erechim. As trocas não fizeram sentido. Terminamos com um Lateral direito improvisado na esquerda, um esquerdo de volante e um varzeano de lateral-direito."

Leonardo Sonda, da Band-RS, analisou: "Pior partida do Inter na temporada, obviamente. Não vou julgar o coletivo, nem as ideias do Pezzolano, já que o time estava bem descaracterizado." Ele ressaltou que o Gauchão nunca serve para validar jogador, mas para descartar, e que Clayton Sampaio já se mostrou insuficiente em 2025. Apesar da derrota, destacou ser positivo ver os jovens em campo, pois os veteranos que não resolvem já são conhecidos.

Lucas Dias, do Canal do Baldasso, destacou que o Gauchão está sendo usado como laboratório: "Algumas respostas claras: Benítez não tem condição de vestir a camisa do Inter, Clayton Sampaio e Juninho são inseguros, Gustavo Prado desinteressado." Por outro lado, mencionou aspectos positivos: "Benjamin bem de novo, Yago Noal cresceu, Bruno Henrique foi útil, Aguirre é útil… Gauchão tem que ser isso. Perder é ruim, mas testando e encontrando respostas é menos pior."

LucasArruda, da Rádio Gaúcha, foi direto: "Gauchão só é definitivo pra saber quem não reúne condições de servir ao clube: Clayton Sampaio, Alan Benítez, Juninho, Ronaldo, Gustavo Prado e Bruno Tabata serão atletas da rotação de elenco do Inter em 2026. Perigoso."

Tainan Nunes, da Rádio Inferno, escreveu no X: "Desse jogo fica cada vez mais claro como o Benjamin Arhin estava carregando o piano no meio-campo nas primeiras partidas. E, pelo menos nesta partida, ficou evidente que Clayton Sampaio e Alan Benítez não têm mais condições."

Vinícius Fernandes, colorado da ESPN Brasil, foi contundente: "Da linha defensiva do Inter que jogou hoje, 3 não poderiam fardar mais no clube (claramente se referindo a Clayton Sampaio, Juninho e Alan Benítez). Jogadores MUITO abaixo da crítica."

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

50 pessoas já votaram