Reprodução / @aptrickAlém de inúmeros comentaristas, o Governo Federal também se manifestou na terça-feira (18) contra as declarações do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, definidas como racistas.
Ao ser questionado na noite da última segunda-feira (17) sobre a possível saída de clubes brasileiros da Copa Libertadores devido aos recorrentes casos de racismo contra atletas, Domínguez respondeu rindo com uma frase polêmica: “Libertadores sem brasileiros é como Tarzan sem Chita” – uma referência ao chimpanzé do clássico desenho animado.
Em nota oficial, o Itamaraty criticou a postura da Conmebol, ressaltando que a entidade tem falhado repetidamente ao adotar medidas eficazes para prevenir e punir atos de racismo em suas competições. O governo brasileiro cobrou tanto a Conmebol quanto as federações sul-americanas para que tomem providências firmes no combate à discriminação, promovendo políticas de igualdade racial e ampliando o acesso de afrodescendentes, imigrantes e outros grupos vulneráveis ao esporte.
O narrador Galvão Bueno também demonstrou revolta com a fala. Nas redes sociais, Galvão chamou Alejandro de “idiota” e afirmou que Ednaldo Rodrigues deveria iniciar um movimento contra a Conmebol.
“Então a Libertadores é o Tarzan e os clubes brasileiros são Cheetas, a macaca de Tarzan!! O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que é negro, teria que iniciar um movimento forte pela deposição desse Alejandro Domingues, idiota, presidente da Conmebol!! Pediu desculpas depois, mas eu não as aceito!!!”, declarou Galvão.
Questionado sobre o depoimento, Zico disparou contra o dirigente durante evento de Showbol no Rio de Janeiro: “De boca fechada ele comanda melhor”.
"Depende de qual sentido. A Cheetah era inseparável do Tarzan na minha época que não se levava para o lado do racismo. Mas se levar para o lado do racismo é uma ofensa muito grande. Espero que ele não tenha falado com esse intuito, mas sim da importância do futebol brasileiro para a América do Sul (...) Ele deve saber muito bem porque os últimos campeões da Libertadores têm sido brasileiros. Mas hoje qualquer coisa está sendo voltada para o racismo, ainda mais ele que não tomou uma decisão forte sobre o que aconteceu com o menino do Palmeiras. Mas ele de boca fechada comanda melhor", acrescentou o Galinho.
Diante da forte repercussão negativa, Domínguez utilizou as redes sociais para se retratar. A polêmica surgiu no contexto de questionamentos sobre uma possibilidade de perigo ao Cerro Porteño, após atos racistas da torcida paraguaia contra o jogador Luighi, do Palmeiras, durante a Libertadores sub-20.
A situação, todavia, segue péssima junto aos brasileiros. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, não foi ao sorteio dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana na segunda-feira. Nem enviou representante da entidade máxima do futebol brasileiro. A ausência foi planejada devido a punições brandas da Conmebol no caso da Libertadores sub-20.
Leia a nota do governo abaixo:
"O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, as declarações do Presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Dominguez, na noite de ontem, 17 de março, em entrevista à imprensa após cerimônia de sorteio da fase de grupos dos torneios promovidos por aquela entidade.
As declarações ocorrem em contexto em que as autoridades da Conmebol têm reiteradamente falhado em adotar providências efetivas para prevenir e evitar a repetição de atos de racismo em partidas por ela organizadas, incluindo medidas para combater a impunidade e promover a responsabilização dos responsáveis.
O governo brasileiro exorta a Conmebol e as Federações Nacionais de Futebol da América do Sul a atuarem decisivamente para coibir e reprimir atos de racismo, discriminação e intolerância, promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes, imigrantes e outros grupos vulneráveis ao esporte.
O governo brasileiro reitera seu compromisso com iniciativas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial, inclusive medidas contra qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes.
Ministério do Esporte; Ministério da Igualdade Racial; Ministério das Relações Exteriores"
05/12
04:30
Barcellos avalia deixar presidência do Inter independente do resultado contra o Bragantino
05/12
04:00
Rebaixamento pode levar Inter ao colapso financeiro e até recuperação judicial
05/12
03:00
Especulações sobre comando técnico do Inter em 2026 ganham força, mas clube nega negociações
05/12
02:30
Flamengo mira Vitão para zaga, mas zagueiro prioriza retorno à Europa
05/12
02:00
Inter lidera risco de rebaixamento em rodada final dramática do Brasileirão
04/12
19:43
Conflitos no vestiário expõem desunião do elenco do Inter e aprofundam crise no clube
04/12
13:50
Inter terá de reduzir custos se cair e dois medalhões do elenco devem sair
04/12
13:42
Conselheiros pressionam por renúncia de Alessandro Barcellos
04/12
13:30
Rafael Sobis desabafa após nova derrota do Inter: “É o cúmulo da várzea”
04/12
13:10
Renata Fan critica gestão e pede renúncia de Barcellos após mais um fiasco do Inter
04/12
04:00
Cronistas e jornalistas criticam direção do Inter e lamentam situação às vésperas do rebaixamento
04/12
03:30
Inter precisa vencer Bragantino e contar com combinação de resultados para escapar do rebaixamento
04/12
02:00
Bisol lamenta derrota "horrível" para o São Paulo e faz apelo ao torcedor: "Temos pouco crédito"
04/12
01:00
Abel Braga cobra honra dos jogadores após derrota que deixa clube à beira do rebaixamento
04/12
00:02
Vitão pede desculpas à torcida e garante: "Enquanto tiver 1% de chance, vamos ter 99% de fé"
03/12
22:00
Inter perde mais uma e está praticamente rebaixado
03/12
21:50
Números de São Paulo 3x0 Inter - Brasileirão 2025
03/12
13:40
Inter entra em “final” contra o São Paulo com sete pendurados para a última rodada