Texto por Colaborador: Redação 09/12/2025 - 02:00

Fernando Carvalho, presidente que conquistou o título mundial junto com Abel em 2006, deu início a um movimento que rapidamente tomou conta das redes sociais. Tudo começou de maneira discreta, logo depois da vitória contra o Bragantino que Fabrício Carpinejar definiu como 7 de dezembro de todos os santos em sua coluna de Zero Hora e GZH, mas a proposta do ex-dirigente colorado ganhou força impressionante.

Carvalho publicou nos stories de seu Instagram uma imagem criada por Inteligência Artificial mostrando Abel em bronze, sentado em um banco de pedra, sorrindo e fazendo um brinde com uma taça de vinho. A iniciativa do eterno presidente vermelho foi compartilhada de forma espontânea, na empolgação, logo após o término da última rodada, na qual o Inter escapou milagrosamente do rebaixamento.

Outras montagens começaram a surgir na internet após a publicação de Fernando Carvalho. Uma delas traz Abel com os braços levantados, na cena capturada pelas câmeras logo após o gol de Adriano Gabiru, que selou a vitória de 1 a 0 sobre o Barcelona, na maior conquista da história do clube, em Yokohama, no Japão.

Mas a sugestão de Fernando Carvalho, naturalmente, viralizou de forma impressionante, impulsionada pelas décadas de amizade com o homenageado e pelo que o ex-dirigente representa na trajetória do Inter. Vale lembrar que Carvalho viveu momentos de angústia em 2002, antes de chegar ao topo do mundo. Naquele ano, depois de uma derrota dolorosa em casa para o Cruzeiro, era necessário vencer o Paysandu em Belém e contar com resultados favoráveis em outros jogos na rodada final. Deu certo, assim como aconteceu agora.

Repercussão

"Os colorados estão enlouquecidos", diz Carvalho, surpreso com a repercussão de sua iniciativa.

Uma publicação sua, agradecendo o feito de Abel, alcançou quase 90 mil visualizações em poucas horas. Já o post com a estátua chegou a 20 mil visualizações rapidamente.

A proposta de Fernando Carvalho para a estátua fazendo um brinde, além de combinar com o jeito acolhedor de Abel, é menos pomposa e mais acessível às pessoas, que poderiam tirar fotos ao lado do ídolo no Beira-Rio. Como fazem os turistas com Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana. Ou com Drummond e Mário Quintana juntos, na Praça da Alfândega, centro de Porto Alegre.

E você, o que pensa sobre a sugestão de Fernando Carvalho para o modelo de estátua de Abel Braga, técnico de 73 anos em sua oitava passagem pelo Inter, desde os anos 80? De lá para cá, Abel comandou o time em todas as décadas seguintes, atravessando dois séculos. No currículo: Gauchões, Gre-Nal do Século, Libertadores, Mundial e uma escapada milagrosa do rebaixamento, trabalhando de graça em dois jogos.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

93 pessoas já votaram