Texto por Colaborador: Redação 11/05/2025 - 15:24

Neste domingo (11), representantes da FIFA estiveram no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, para uma visita técnica que vai ajudar a definir quantas partidas o local poderá receber durante a Copa do Mundo Feminina de 2027. A capital gaúcha foi oficialmente confirmada como uma das cidades-sede do torneio na última quarta-feira (7).

Durante a inspeção, o prefeito Sebastião Melo anunciou a criação da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina de 2027, que ficará responsável por coordenar os preparativos do município. A nova pasta será comandada por Débora Rios Garcia, ex-secretária de Esporte e Lazer (Smel), que acompanhou a vistoria.

“A presença da FIFA no Beira-Rio representa um marco para Porto Alegre. Ser uma das sedes da Copa do Mundo Feminina é um reconhecimento à nossa estrutura e ao crescimento do futebol feminino. É também uma chance de inspirar mais meninas e mulheres a entrarem no esporte”, destacou Débora.

A chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da FIFA, Rhiannon Martin, explicou que o objetivo da visita foi avaliar todos os ambientes do estádio e definir a quantidade de jogos que poderão ser realizados ali. “Estamos muito animados com a realização da Copa no Brasil e esperamos que o futebol feminino ganhe ainda mais força em todo o país, não apenas nos oito estádios-sede”, afirmou.

Rhiannon ressaltou que a escolha por Porto Alegre teve base técnica, considerando não apenas as condições do estádio, mas também questões como transporte público e rede hoteleira. Vistorias anteriores já haviam sido feitas em 2024 para avaliar esses aspectos.

Durante a visita deste domingo, a comitiva da FIFA analisou pontos cruciais da estrutura do Beira-Rio, como o local de chegada das delegações, túnel de acesso ao gramado, segurança, qualidade do campo, áreas para mídia pós-jogo, acessos de público, tecnologia e serviços de apoio.

A Copa do Mundo Feminina será disputada entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027. Porto Alegre estará entre as cidades brasileiras que vão receber os jogos do torneio, que contará com 32 seleções participantes.

Nos próximos meses, a FIFA deverá divulgar o calendário de jogos e quais seleções jogarão na capital gaúcha. A candidatura oficial de Porto Alegre foi formalizada em 2023, com o envio da documentação à CBF.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram