Texto por Colaborador: Redação 28/07/2025 - 01:30

O Fluminense desembarca em Porto Alegre para enfrentar o Internacional pelas oitavas de final da Copa do Brasil mergulhado em uma das piores crises da temporada. O Tricolor das Laranjeiras acumula cinco derrotas seguidas, sendo quatro delas no Campeonato Brasileiro, após perder para o São Paulo por 3 a 1 no Morumbis neste domingo (27), após uma atuação bastante apagada.

A sequência negativa começou com a derrota para o Chelsea por 2 a 0 na Copa do Mundo de Clubes e se estendeu no Brasileirão com reveses consecutivos contra Cruzeiro (1 a 0), Flamengo (1 a 0), Palmeiras (2 a 1) e São Paulo (3 a 1). É a primeira vez desde junho de 2024 que o clube carioca perde quatro jogos seguidos na competição nacional - na ocasião, chegou a somar seis derrotas consecutivas.

Calendário sufocante preocupa Renato Gaúcho

O técnico Renato Gaúcho não esconde a preocupação com o desgaste físico do elenco após o Mundial de Clubes disputado nos Estados Unidos. Segundo o treinador, o Fluminense foi o único clube que não teve período de descanso adequado para a sequência da temporada.

"Nunca esquecendo também que todo mundo teve férias, teve pré-temporada, recuperou seus jogadores, a maioria dos clubes, e o Fluminense não teve um dia de folga sequer. Teve um dia na volta do Mundial. Então o desgaste é muito grande", justificou o comandante após a derrota no Morumbis.

O calendário apertado tem tirado o sono de Renato, que vê o time obrigado a entrar em campo a cada três dias. "E a cada três dias tem de entrar em campo e dar resposta. Todo mundo quer ganhar, não só o Fluminense, o adversário também quer, mas esse é o calendário do futebol brasileiro."

Única vitória em julho foi contra o Al-Hilal

Questionado sobre uma possível priorização entre as três competições que disputa (Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana), Renato transferiu a decisão para a diretoria: "A gente tem trabalhado em todas as competições. A gente não se descuida do Brasileiro, da Sul-Americana e Copa do Brasil. Ali na frente, se a gente achar que precisa direcionar em alguma competição, é com o presidente, diretoria."

Mesmo reconhecendo a necessidade de melhorias, Renato Gaúcho evitou críticas ao elenco e projetou uma recuperação gradual. "Há duas, três semanas estava tudo maravilhoso. São os mesmos jogadores, mesma comissão técnica, mesma diretoria... Tem de ter muita calma nessa hora", ponderou.

O treinador admitiu que o grupo precisa de folga para resgatar o nível apresentado nos Estados Unidos, mas o calendário não permite: após o duelo no Beira-Rio na quarta-feira (30), o Fluminense recebe o Grêmio no sábado, pelo Brasileirão, no Maracanã.

"Eu sei que a gente precisa melhorar, continuar trabalhando. Que a gente tem de melhorar, sim, sem dúvida alguma. E a gente vai continuar trabalhando", concluiu Renato, apostando na experiência do grupo para superar o momento difícil.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram