Texto por Colaborador: Redação 01/11/2021 - 18:17

A Globo não vai exibir jogos de campeonatos estaduais em sua programação em 2022. A emissora desistiu disso de vez e agora negocia a exibição dos eventos regionais apenas para o Premiere. Com isso, ela terá o menor número de jogos do futebol nacional na sua programação desde 1991. O foco na TV aberta será para a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série A e B.

Ao todo, serão 48 datas de transmissões no ano que vem, como a própria emissora confirmou ao mercado publicitário. São 38 rodadas da liga nacional, mais dez do mata-mata que dá prêmios milionários aos clubes. O pacote não conta jogos da Seleção Brasileira nem da Copa do Mundo do Catar, que são vendidos separadamente.

Segundo apurou o Notícias da TV, a Globo atualmente mira seus investimentos em torneios relevantes. Hoje, não existe essa consideração para um Estadual. A grande maioria dos seus jogos não dá bons números, com exceção das finais, que demoram até três meses para chegar.

Ao mesmo tempo, a Globo também não quis manter os altos pagamentos feitos para as federações estaduais. Só pelo Campeonato Paulista, por exemplo, foram pagos mais de R$ 200 milhões por direitos em todas as mídias. Ainda existem negociações para exibição no Premiere de três estaduais: Paulista, Mineiro e Gaúcho. O Carioca chegou a ter conversas em andamento, mas elas não evoluíram.

O único Estadual que terá jogos mostrados é o Pernambucano, que tem contrato com a Globo até 2022. Mas ele não conta para a venda total de publicidade por ser um evento exibido apenas para o Estado. A tendência é que ele seja deixado de lado também em 2023.

Sem os Estaduais e já sem a Libertadores, a Globo vai ter o menor número de datas do futebol nacional em sua programação em 31 anos. A emissora só teve menos datas de exibição de jogos em 1991, quando não tinha os direitos do Campeonato Brasileiro, que eram exclusivos da Band.

Curiosamente, naquele ano, apenas os Estaduais e a Libertadores eram exibidos pela Globo, com 28 jogos mostrados. Vale lembrar que os confrontos locais eram bem mais valorizados antigamente.

A saída dos Estaduais e da Libertadores fez a Globo perder 25 datas –dez dos torneios regionais e outras 15 do continental. Mas a Globo busca recuperar a competição latino-americana em 2023 –para isso, já entrou em acordo com a Conmebol, com quem tinha uma briga na Justiça.

Entre todas as plataformas, o Grupo Globo promete mil transmissões de futebol ao vivo na TV Globo, SporTV e Premiere. Além da Copa do Brasil e das duas divisões principais do Brasileirão, inflacionam o número as transmissões da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o maior torneio de futebol de base do Brasil, do qual a Globo exibe mais de 100 jogos em duas semanas.

Fonte:  NOTÍCIAS DA TV -  GABRIEL VAQUER

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

167 pessoas já votaram