Texto por Colaborador: Redação 24/10/2025 - 01:30

Segundo informação divulgada inicialmente pelo jornal Correio do Povo, a Rede Globo está avaliando a possibilidade de não transmitir o torneio em 2026.

Por conta da alteração no calendário do futebol nacional, aplicada pela CBF, o Brasileirão terá início já em janeiro. Com isso, a relevância dos estaduais deve diminuir e consequentemente, gerar menos receita a todos os envolvidos. Inicialmente, a Globo adquiriu os direitos de transmissão do Gauchão até 2027, mas pode haver uma modificação importante.

Em 2025, o Internacional e o Grêmio receberam, do Grupo Globo, a quantia de R$ 10 milhões para a transmissão de seus jogos na TV aberta e também no Premiere. Por conta da tendência de não utilizar o time principal no torneio estadual, o valor deve ser menor oferecido pelos interessados.

Clubes avaliam transmissão por canais próprios

Com a possível saída da Globo, clubes começam a estudar alternativas de transmissão. Segundo o jornalista Hiltor Mombach, há a possibilidade de que os próprios times transmitam suas partidas através de canais oficiais no YouTube, modelo que vem ganhando força no futebol brasileiro.

Nos últimos anos, um movimento semelhante foi feito pelo Flamengo para a transmissão de seus jogos no Campeonato Carioca. Entretanto, após melhora nos valores oferecidos, o rubro-negro fechou acordos com a Band e com canais do YouTube, como o GOAT e a Cazé TV, por exemplo.

A percepção no caso do Grêmio é de que o potencial de receita pode ser maior através deste tipo de transmissão do que em uma possível negociação com emissoras tradicionais, especialmente considerando o crescimento das plataformas digitais nos últimos anos.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram