Texto por Colaborador: Redação 09/06/2025 - 02:30

A International Football Association Board (IFAB), entidade responsável pelas regras do futebol, anunciou uma mudança importante na Regra 14, que trata dos pênaltis. A nova diretriz entrará em vigor oficialmente no dia 1º de julho de 2025, mas poderá ser aplicada já em competições que comecem antes dessa data, como o Mundial de Clubes.

A mudança ocorre após a polêmica envolvendo o pênalti de Julián Álvarez, do Atlético de Madrid, anulado durante a disputa de pênaltis contra o Real Madrid pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Segundo a nova redação da regra, caso o cobrador acerte o gol mesmo após tocar involuntariamente na bola com os dois pés ao mesmo tempo ou se a bola tocar no pé ou perna de apoio após o chute, o pênalti será repetido.

Se a bola não entrar, o lance será encerrado com tiro livre indireto para o time adversário. Em disputas por pênaltis, esse tipo de lance será registrado como erro do cobrador.

Já em casos intencionais, como quando o jogador chuta com os dois pés ao mesmo tempo ou toca na bola novamente antes de outro jogador, será marcado automaticamente um tiro livre indireto para o adversário, com possibilidade de vantagem para o time defensor.

A IFAB esclareceu que essas situações — como escorregões no momento da batida — não estavam diretamente contempladas na redação anterior da Regra 14 e que, até agora, os árbitros vinham sancionando o lance como uma segunda jogada do cobrador, anulando o gol ou marcando tiro livre.

“Embora seja uma situação rara, não seria justo ignorá-la, já que a trajetória alterada da bola pode colocar o goleiro em desvantagem”, explicou a IFAB em comunicado divulgado no dia 3 de junho.

Caso Julián Álvarez: o estopim da mudança

Na ocasião, Julián Álvarez havia convertido sua cobrança contra o Real Madrid, mas o gol foi anulado após revisão do VAR, que apontou um leve toque da bola em seu pé de apoio antes da finalização. A UEFA sustentou que a anulação foi correta de acordo com a regra vigente, citando o item 14.1 das Regras de Jogo.

A sequência da disputa viu o Real Madrid vencer por 4 a 2. O lance, aliás, ocorreu recentemente duas vezes com o Inter em campo, uma a favor e outra contra. Contra o River, uma penalidade foi desperdiçada a favor do SCI, mas diante do América-MG, pela Copa do Brasil, Carlos de Pena errou ao cometer o mesmo gesto. 

 

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram