O atual quadro do renomado prêmio Bola de Prata, da ESPN, segue com o Inter praticamente fora. Após 9° rodadas, nem a vitória sobre o Bragantino, por 2 a 0, conseguiu mudar esse quadro. Neste fim de semana, o maior pontuador foi o atacante Pedro Raúl, do Goiás, que entrou no segundo tempo, deu quatro finalizações e marcou os dois gols da virada sobre o Botafogo, seu ex-clube, no Nilton Santos.
No top-5 dos maiores pontuadores dessa 9ª rodada entraram também o meia Alê, que marcou um dos gols da vitória do América-MG sobre o Cuiabá, o atacante Marcos Leonardo, que fez os dois gols do Santos no empate contra o Athletico-PR na Arena da Baixada, o atacante Everaldo, também do América-MG e Gustavo Mantuan, do Corinthians, que fez o gol da vitória contra o Atlético-GO.
A seleção do Bola de Prata da 9ª rodada ficou assim: Cássio (Corinthians), Mantuan (Corinthias), Sidimar (Goiás), Murilo (Palmeiras) e Lucas Piton (Corinthians); Fellipe Bastos (Goiás), Hércules (Fortaleza), Everton Ribero (Flamengo) e Alê (América-MG); Marcos Leonardo (Santos) e Pedro Raúl (Goiás). Técnico: Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza).
Já a seleção após a 9ª rodada ficou assim: Cássio (Corinthians), Marcos Rocha (Palmeiras), Gustavo Gómez (Palmeiras), Murilo (Palmeiras) e Guilherme Arana (Atlético-MG); Du Queiroz (Corinthians), Andrey (Coritiba), Nacho Fernández (Atlético-MG) e Arrascaeta (Flamengo); Calleri (São Paulo) e Igor Paixão (Coritiba). Técnico: Abel Ferreira (Palmeiras).
Desde 2017, o prêmio conta com a pontuação composta por 40% de estatísticas (o Algoritmo DataESPN) + 60% das notas dos jornalistas.
Melhores de cada rodada no prêmio Bola de Prata ESPN 2022:
1ª rodada: Calleri (São Paulo), 7,41
2ª rodada: Róger Guedes (Corinthians), 7,34
3ª rodada: Vinícius Zanocelo (Santos), 7,19
4ª rodada: Léo Gamalho (Coritiba), 6,95
5ª rodada: Léo Baptistão (Santos), 7,16
6ª rodada: Cano (Fluminense), 7,02
7ª rodada: Cássio (Corinthians), 6,85
8ª rodada: Andreas Pereira (Flamengo), 7,49
9ª rodada: Pedro Raúl (Goiás), 7,02