Sem vencer um clássico GreNal desde setembro de 2018 - pelo Brasileiro (por 1×0), com gol de Edenílson - o Inter soma o amargo jejum de oito partidas empatando ou sendo derrotado frente o maior rival. Nesta quarta-feira (5), o clássico 426 marca mais uma oportunidade para o maior vencedor do "superclássico farroupilha" quebrar esse tabu e mudar as estatísticas.
Mesmo jogando bem na maioria deles, Eduardo Coudet já esteve à frente em três GreNais, com duas derrotas e um empate em 0x0, pela Libertadores. Nos outros dois, pelo Estadual, vitória tricolor por 1×0. Além de não vencer, outro dado que incomoda: o Clube do Povo não consegue balançar as redes de Vanderlei. O último gol marcado pelo Colorado em clássicos foi em julho de 2019.
Por outro lado, enquanto o retrospecto recente mostra-se desfavorável, um histórico mais amplo inverte essa lógica. Desde 2009, quando a fórmula do Gauchão foi modificada por turnos, Inter e Grêmio já se enfrentaram por três vezes nas finais de cada fase. A vantagem é amplamente colorada, com três classificações (2009, 2011 e 2012).
Às 21h30, na Arena, o Rolo Compressor enfrenta o Grêmio, valendo o returno do Gauchão e a retomada do domínio sobre seu co-irmão.