Em decorrência do aumento da ocupação de leitos em UTI pelo Covid-19, além do crescimento de 92% de óbitos em Porto Alegre desde a última semana, a região da capital do Rio Grande do Sul ganhou bandeira vermelha na nova atualização realizada neste sábado (20) pelo Governo do Estado.
Capão da Canoa, Canoas, Novo Hamburgo e Porto Alegre entram na zona de alto risco e estão em bandeira vermelha. Já Uruguaiana, Caxias, Santa Rosa e Bage diminuíram os riscos.
Sob bandeira vermelha, o comércio de rua só pode funcionar para vender itens essenciais (artigos de saúde, alimentos, higiene, entre outros), e desde que com limitação de 50% no número de funcionários. Os demais tipos de estabelecimento devem permanecer fechados, como no caso da dupla Gre-Nal, que vinha treinando há sete semanas e inclusive buscavam a liberação para trabalhos coletivos. Até segunda ordem, conforme rege a cor da citada bandeira, os dois clubes não poderão treinar. O Inter, ainda assim, espera conversar com as autoridades para manter os trabalhos, dado o alto grau de cuidado interno em relação aos protocolos de saúde.
De acordo com o governador, Eduardo Leite, os municípios têm a possibilidade de pedirem reconsideração num prazo de até 24 horas. "Podem fazer um recurso apresentando suas razões técnicas que comprovem que o município tem alguma situação diferenciada para que possamos fazer a reconsideração na segunda. Teremos a reunião do gabinete de crise e vamos analisar os pedidos e os dados", frisou.
A Capital, cidade com mais casos confirmados no Estado, teve piora em seis dos 11 indicadores analisados: hospitalizações de casos confirmados aumentaram 54% em relação à semana anterior (137 ante 89), enquanto aquelas por SRAG cresceram 35% (212 contra 157). O número de internados e leitos clínicos Covid-19 teve variação de 47%, enquanto aqueles em leitos UTI específicos para a expandiram 36%. As mortes aumentaram 92%, com 23 falecimentos em uma semana. Conforme Leite, a projeção é de que 43 pessoas percam a vida por conta no novo coronavírus na próxima semana.