O Internacional se encaminha para o encerramento de uma novela que se arrasta há meses, em um tema crucial que decidirá sua adesão a uma nova liga. A reunião, marcada para o dia 24 de julho, terá sua primeira chamada às 19h30min e foi confirmada por Sergio Juchem, presidente do Conselho Deliberativo do clube, segundo informações do portal de GZH.
Nesse encontro, os conselheiros colorados terão duas opções possíveis para votar: a adesão à Libra ou à Liga Forte Futebol. A votação será nominal e o resultado determinará qual grupo o clube irá escolher. De acordo com o estatuto, caberá ao Conselho de Gestão dar andamento ao processo de aderência ao grupo escolhido.
A direção colorada, liderada por Alessandro Barcellos, tem defendido fortemente a escolha pela Liga Forte Futebol. Em 13 de março, a gestão propôs a aprovação de um termo de compromisso que envolveria a venda de 20% dos direitos de transmissão do clube, em parceria com os demais clubes do bloco, para um consórcio de empresas, no valor de R$ 218 milhões.
No entanto, a oposição dentro do clube defende uma abordagem diferente. Ela está apoiando a adesão à Libra e na semana passada apresentou uma proposta alternativa. Segundo a proposta da oposição, o SCI receberia um pagamento inicial de R$ 99,3 milhões em troca de 12,5% dos direitos de transmissão.
Divisão dos blocos até 13/7
Liga Forte Futebol: Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Botafogo, Coritiba, Goiás, Sport, Ceará, Fortaleza, América-MG, Avaí, Chapecoense, Juventude, Atlético-GO, Criciúma, Cuiabá, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA, Brusque e Operário;
Libra: Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória;
Não assinaram: Internacional, Náutico e ABC